Filmado em estilo “road movie”, Rapsódia Armênia é uma produção que conta histórias individuais de armênios, cujas biografias compõe o grande cenário da história recente da Armênia. A Avant Premiére aconteceu no dia 24 de abril em São Paulo e o documentário foi aclamado pelo público em duas sessões completamente lotadas na Reserva Cultural.
O Festival de Filmes Golden Apricot (Damasco de Ouro) acontece anualmente em Yerevan com o intuito de apresentar novos trabalhos de cineastas, produtores e diretores estrangeiros de ascendência armênia. Em 2005 o renomado diretor (canadense de ascendência Armênia) Atom Egoyan foi nomeado presidente do festival que neste ano teve como convidado especial o cineasta russo Alexander Sokurov.
Segundo noticiou o portal de notícias PanArmenianNet, o Brasil ainda levou mais um prêmio, o de melhor curta metragem com “When We Die At Night” (Quando você morrer a noite), produzido por Isabela Reis e dirigido por Eduardo Motoro.
O Filme, As Tatuagens De Minha Avó (Dadikis Tatchvadzknere), dirigido pela cineasta Suzanne Khardaklian, e que foi exibido no dia 24 de maio passado em São Paulo (leia matéria), faturou o prêmio Armenian National Film Academy Award