Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Turquia e França buscam reaproximação durante a Rio + 20

Fonte: Ian, Worldbulletin –

Aproveitando a reunião do Rio de Janeiro, a diplomacia turca conseguiu um encontro entre o Primeiro-Ministro Recep Erdogan e o recém eleito Presidente da França François Hollande.

Durante o encontro Erdogan fez um convite oficial a Hollande para uma visita, lembrando que há 20 anos nenhuma presidente francês visita o país.

Segundo o Chanceler Ahmet Davutoglu, em entrevista para a agência de notícias Anatolia, Hollande afirmou que vai ser um privilegio visitar a Turquia.

Os representantes turcos afirmaram que esse encontro vai possibilitar uma nova página nas relações entre os dois países. Ano passado a Assembleia Francesa aprovou uma resolução que criminalizava a negação dos genocídios e em especial o genocídio armênio.

Apesar da resolução ter sido barrada pelo Conselho Constitucional Francês, o governo turco congelou qualquer cooperação política e militar com a França.

Essa reaproximação está ligada também ao grupo “Amigos da Síria” onde os dois países tem um papel importante nas tentativas de uma transição democrática no governo sírio.

Diferente do governo Sarkozy que era abertamente contra a participação da Turquia na União Europeia, Hollande não demonstrou até agora nenhuma posição fechada sobre o assunto que está em aberto no Conselho Europeu.

Essa reaproximação levou Erdogan a afirmar ontem no Rio de Janeiro que as sanções contra a França podem ser retiradas em função desse novo diálogo entre os dois países.

O Partido Socialista Francês do Presidente Hollande e os governos franceses de modo geral, são tradicionais aliados da Causa Armênia e mantém relações excelentes com a República Armênia desde 1991. Analistas internacionais enxergam nesse encontro um revés nas luta dos armênios na tentativa de combater o negacionismo e levar a Turquia a reconhecer o genocídio.

Deixe um comentário