Da RedaçãoTudo

UGAB de Toronto mundial fecha sua escola

Seguindo as diretrizes do Conselho Mundial, a UGAB efetiva mais uma fase na desativação da Escola Zaroukian de Toronto no Canadá conforme seu comunicado oficial de 27 de janeiro de 2012.

Criada em 1985 com doações do casal Taniel e Alice Zaroukian a escola foi nesses 27 anos, um dos mais importantes estabelecimentos educacionais da comunidade armênia.

Muitos fatores explicam essa desativação. Os recursos financeiros gerados pela instituição, não estavam sendo suficientes para manter o excelente nível da escola que compete diretamente com o sistema educacional público e gratuito do país.

Para compensar a situação a UGAB vai criar um fundo de bolsas de estudos para apoiar a formação de jovens universitários de origem armênia a partir de 2015.

Infelizmente o fechamento da Escola Zaroukian segue uma tendência de outras escolas da UGAB que já foram fechadas ao redor do mundo.

Em São Paulo, tivemos o fechamento da Escola Regina e Paren Bazarian, instituição importante que marcou positivamente a formação de um grande grupo de jovens.

No Chipre, a UGAB fechou em 2005 o Instituto Melkonian, verdadeiro baluarte da educação armênia da diáspora, que durante décadas formou dezenas de intelectuais e profissionais enriquecendo a nossa cultura milenar. Nos últimos anos ex-alunos e simpatizantes tem feito esforços para a sua reabertura.

A UGAB é uma das mais importantes instituições de toda a nação Armênia e seu trabalho relevante nos últimos anos vem se revertendo na ajuda a Armênia focada na área de educação e assistência social.

Certamente trata-se de uma crise estrutural e não é exclusiva de uma ou outra instituição. O debate em torno do tema da educação armênia na diáspora continua sendo de extrema relevância e merece toda a nossa atenção.

Abaixo um vídeo institucional:

Deixe um comentário