A expectativa gerada em torno do episódio de domingo passado, do reallity show Khloe & Lamar, do canal E!, que abordaria a questão do Genocídio Armênio, foi ultrapassada.
Kim explica que é uma questão difícil para toda a família e que não seria nada agradável ver o cunhado jogando e morando na Turquia, país que causou a morte de 1,5 milhão de Armênios em 1915. Khloe fica com a (correta) impressão de que trairia seus antepassados. O episódio trouxe à tona informações sobre o Genocídio Armênio, do Projeto de Educação Sobre o Genocídio (GenEd), além de imagens de manifestações da Federação Juventude Armênia (AYF) local . Participaram das elucidações Armen Varadian e Justin Kaladjian, membros do grupo de jovens.
Entretanto, no começo do capítulo, a questão foi tratada de maneira controversa, deixando no ar a ideia de que: “os turcos dizem que não houve e os armênios rebatem afirmando que houve”, o que reduziu a chance de aumentar ainda mais o desentendimento entre os armênios e a Turquia, cujo governo nega os fatos até hoje. Em momento algum do episódio foi mencionado que o termo Genocídio Armênio é aceito por historiadores ao redor do mundo, devido ao fato de o programa, que não é voltado ao público armênio, tratar de situações cotidianas e leves, não se encaixando em seu perfil mencionar um assunto tão sério quanto este.
clique na imagem
O desfecho do episódio mostra que tudo fica bem quando a NBA encerra a greve e Lamar continua na América para jogar a liga pelo time do Dallas Mavericks. De toda forma, esse tipo de veiculação é válida para a disseminação da História. Provavelmente, muitos dos telespectadores que assistiram ao episódio da série – sucesso na TV norte-americana – nunca haviam ouvido falar do Genocídio Armênio perpetrado pela Turquia.
O site de notícias Armenian Weekly destacou que o termo “Genocídio Armênio” ficou em 10° lugar nas buscas do Google no dia da exibição do episódio.
Vale lembrar que, no ano passado, Kim Kardashian se irritou ao ver uma foto e entrevista sua publicada na Revista Cosmopolitan. A socialite irou-se quando descobriu que a Cosmopolitan veiculou a edição na Turquia coincidentemente durante a época da rememoração do Genocídio Armênio.
Nota do redator: A família Kardashian, que tem um reallity show exclusivo, além de Khloé and Lamar, é muito famosa, pois na época do julgamento do jogador de futebol americano O. J. Simpson, acusado de matar a ex-mulher e um amigo dela em 1994, Robert Kardashian, pai de Kim e Khloé foi o advogado de defesa e ganhou reconhecimento nacional na época.