Da RedaçãoTudo

Soldados feridos de Artsakh buscam ajuda em campanhas de crowdfunding

Asbarez

Em abril de 2016, o povo de Artsakh sofreu uma violência sem precedentes, já que o Azerbaijão iniciou ataques não provocados ao longo de sua fronteira a leste. Este ataque é conhecido como a “Guerra de abril”.

Mher Araqelyan, um pai de 35 anos de idade, foi um dos soldados mobilizados para proteger Artsakh durante esta guerra. Ele lutou e foi gravemente ferido em uma base de linha de frente perto de Mekhakavan, anteriormente conhecido como Jibrayil. Desde então, ele está enfrentando graves dificuldades de saúde e atualmente não possui casa.

Para apoiar Mher Araqelyan, a Fundação Tufenkian lançou uma campanha de crowdfunding para comprar uma casa para a família em sua cidade natal Karmir Shuka (Կարմիր շուկա), uma pequena aldeia em uma das regiões fronteiriças de Artsakh. Com doações de 56 indivíduos, predominantemente dos armênios da diáspora, a campanha acabou de começar e até agora arrecadou quase R$ 50.000 . Outros R$ 30.000 foram doados a essa causa pela própria Fundação Tufenkian.

A iniciativa de fornecer apoio de habitação a soldados feridos de Artsakh foi lançada pela Fundação Tufenkian em abril de 2016, em resposta à Guerra dos Quatro dias. Desde então, casas foram construídas, reconstruídas ou compradas para famílias de 8 soldados, e a construção da casa do 9º soldado está em andamento.

Ao selecionar os beneficiários, a Fundação Tufenkian dá prioridade às famílias em condições socioeconômicas difíceis. Todas as 8 casas fornecidas até hoje foram entregues a soldados feridos que são incapazes de trabalhar e não podem construir, renovar ou comprar casas devido a lesões de batalha e dificuldades de saúde. Mher Araqelyan está em situação semelhante. Por causa de uma ferida profunda na coxa, ele está proibido de fazer qualquer trabalho físico, é incapaz de ficar em pé por períodos prolongados e está prestes a sofrer outra cirurgia difícil.

Como Mher não conseguiu trabalhar desde sua lesão, a família baseia-se principalmente na sua pensão de invalidez e no apoio dos pais de Mher e de sua esposa. Sem uma casa própria, a família gasta a maior parte da sua pequena renda no aluguel.

O link para campanha está aqui: https://www.crowdrise.com/o/en/campaign/home-for-wounded-soldier

A Fundação Tufenkian foi fundada em 1999 pelo empresário James Tufenkian com a missão de capacitar as iniciativas dos cidadãos locais, apoiar as camadas mais vulneráveis da sociedade, promover a proteção e conscientização ambiental e promover a justiça social na Armênia. Desde 2003, a Fundação ampliou seu escopo para Artsakh (Nagorno-Karabakh), onde promove projetos de reassentamento e desenvolvimento nas zonas fronteiriças vulneráveis da região.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário