Da Redação

O adeus a Jayro Vartanian

 

 

Jayro Hamazasp (esquerda) com sobrinho

 

A vida sempre nos prega peças. Essa expressão passa longe de ser nova. No último sábado (23) isso realmente aconteceu mais uma vez. A comunidade armênia do Brasil se despediu de uma de suas mais conhecidas personalidades. Faleceu nesta capital Jayro Hamazasp Vartanian.

Filho de Siranouch e Arakel Vartanian, Hamazasp cresceu no seio da comunidade armênia especialmente nas fileiras da SAMA – Sociedade Artística Melodias Armênias e do Tashnagtsutiun (Federação Revolucionária Armênia).

Desde jovem se dedicou ao atletismo e ao movimento escoteiro sendo um dos protagonistas do primeiro grupo da comunidade armênia e seu chefe mais conhecido. Dezenas de jovens foram dirigidos por ele e até hoje reverenciam sua liderança e humanismo.

Formado em Direito no Rio de Janeiro, morou naquela cidade por muitos anos onde também teve uma importante fase da vida profissional na área financeira. De volta a capital dos paulistas atuou na área da construção civil e formou sua linda família.

Suas iniciativas comunitárias renderam frutos até hoje e deixaram um legado de manutenção da armenidade. Foi um dos líderes escolhidos por sua organização para articular o surgimento movimento político juvenil que acabou desembocando na maravilhosa história da União Juventude Armênia – UJA – braço juvenil do Tashnagtsutiun – onde muitas das atuais lideranças comunitárias militaram.

Na foto Jayro segura a bandeira da Armênia no centro no encontro anual da família Vartanian.

Em outra frente recebeu a incumbência de, junto com outros companheiros, preparar a Comissão de Causa Armênia nos anos de 1960, fato que resultou na formação do CNA- Brasil, Conselho Nacional Armênio, entidade de defesa da Causa Armênia em escala mundial, que graças a esse empenho coloca o Brasil nesse mapa.

Foi um dos entusiastas da APM (Associação de Pais e Mestres) do Externato José Bonifácio (Escola Armênia de São Paulo) e nessa frente sempre auxiliou com enorme dedicação a instituição de ensino onde se formou e onde estudaram seus filhos.

Seu caráter humanista e sua personalidade afável foram sempre a sua marca. Dono de uma fé inabalável, nos últimos tempos, esteve sempre junto aos seus irmãos da Igreja Evangélica 

Irmãos Armênios dando seu testemunho e sua contribuição para a formação cristã de nossa juventude.

Jayro Hamazasp Vartanian deixa uma lacuna, mas deixa seu exemplo de vida como seu maior legado para os jovens da comunidade armênia.

Asdvadz hokin lussavore – Deus ilumine a sua alma

Portal Estação Armênia

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

1 Comentário

Deixe um comentário