Genocídio Armênio

Representante do governo turco constrói banheiros em cemitério armênio de Van

Via Asbarez

Relatórios indicaram que um administrador nomeado pelo Governo do município Edremit de Van tem construído banheiros em um histórico cemitério armênio nas proximidades de uma praia pública. (Foto: T24)

EDREMIT, Turkey (Armenian Weekly) – Os relatórios indicam que um administrador do governo turco do Município Edremit de Van construiu banheiros em um histórico cemitério armênio nas proximidades de uma nova praia pública.

De acordo com um relatório das notícias turcas T24, os ossos do cemitério foram espalhados depois que uma praia pública foi instalada no espaço. O espaço em que artefatos históricos datam de 3000 aC foram encontrados de acordo com o relatório, e foram danificados pela nova construção. Um total de 24 túmulos foram descobertos na área, uma vez que foram colonizados pelos armênios.

A praia foi aberta em 23 de julho por Van Trustee Murat Zorluoğlu e o administrador do município de Edremit, Atíf Çiçekli, que foram nomeados pelo governo como parte de uma contínua repressão contra políticos curdos.

Edremit é um distrito de Van Province da Turquia, que está situado na costa do Lago Van, 18 quilômetros (aproximadamente 11 milhas) da cidade de Van. O nome atual de Edremit é originário do nome armênio de Artamet, que literalmente significa “Near the Fields” em armênio, pois fica perto dos campos de uvas e macieiras no litoral do Lago Van.

Artamet foi fundada como uma pequena cidade nas margens do lago Van, no distrito Tosp da província de Vaspurakan, no meio da Armênia histórica. Ao longo da história, a cidade teve vários nomes: Artemida, Zard, Artashessyan, Avan, Artavanyan e Edremit. No século 10, Artamet era conhecida como uma cidade feudal com uma população de 12 000. Foi conhecida pelas melhores maçãs na Armênia.

No início do século XIX, Artamet contou com cerca de 500 famílias, dos quais 435 eram armênios. Após as primeiras massacres de Hamidian de 1894-1896, a população turca cresceu e os turcos logo superaram em número os armênios.

Antes do Genocídio Armênio, Artamet tinha 10 igrejas armênias e uma igreja grega. Os armênios, os gregos, os assírios e outros cristãos locais foram quase totalmente mortos ou expulsos entre 1915 e 1923. Depois que os proprietários legais foram massacrados, milhares de seus monumentos históricos também foram aniquilados.

Nos últimos meses, a Turquia intensificou a pressão política sobre os políticos curdos, já que o governo nomeou vários conselheiros pró-presidente Recep Tayyip Erdogan para dirigir dezenas de municípios. As autoridades turcas prenderam pelo menos 74 co-prefeitos e 12 deputados do Partido Democrático Popular (HDP) pró-curdo durante o último ano.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário