DestaqueGenocídio ArmênioTudo

Estudante de Harvard explora casos de desapropriação no Genocídio Armênio

Via The Armenian Weekly


Escola de Direito da Universidade George Washington e o Centro Legal Armênio para Justiça e Direitos Humanos (ALC) patrocinam Conferência pelo Dr. Ümit Kurt.

WASHINGTON – Dr. Ümit Kurt, bolsista de pós-doutorado no Centro de Estudos do Oriente Médio da Universidade de Harvard, delineou as complexas leis promulgadas pela Turquia para afastar sistematicamente os armênios de suas propriedades durante e após o Genocídio Armênio, numa palestra em 28 de fevereiro na George Washington University Law School.

Dr. Ümit Kurt fala na Faculdade de Direito da Universidade George Washington.

“Tivemos a honra de nos associarmos com a Faculdade de Direito da Universidade George Washington e Dean Susan Karamanian na palestra do Dr. Ümit Kurt, que revelou muitas questões importantes sobre as reivindicações de propriedade armênias que o Centro Legal Armênio para Justiça e Direitos Humanos continuará a buscar sistematicamente”, Disse Kate Nahapetian, diretora executiva do Centro Jurídico Armênio.

“Uma das muitas consequências incontroláveis ​​do genocídio armênio é o status da propriedade, uma vez mantidas pelos armênios. Dr. Kurt forneceu uma visão crítica sobre as leis e práticas do Império Otomano como eles relacionavam com a propriedade dos armênios e sua continuação sob a República da Turquia. Seu trabalho se baseou em importantes fontes originais e lançou uma nova luz, em particular, sobre a liquidação de bens armênios”, explicou Susan Karamanian, Reitora Associada para Estudos Jurídicos Internacionais e Comparativos na Faculdade de Direito da Universidade George Washington, que recebeu a palestra.

Em seu discurso, Kurt observou que o saque e o empobrecimento orquestrados pelo estado das vítimas eram um aspecto integral do genocídio arménio. “Apesar dos incidentes generalizados de saque privado e corrupção, não há dúvida de que a apreensão da propriedade armênia foi principalmente um genocídio orquestrado pelo Estado… Perdendo todos os seus… ativos… [os armênios] passaram da existência para a inexistência”, explicou Kurt. O empobrecimento da vítima garantiu que eles não seriam capazes de retornar às suas terras nativas e ajudou a financiar a máquina de genocídio.

(da esqueda para a direita) Susan Karamanian, Dr. Ümit Kurt, e Kate Nahapetian.

A desapropriação não parou após a queda do Império Otomano, mas continuou na nova República turca. Kurt explicou que tanto o Comitê Otomano de União e Progresso (CUP), quanto os líderes Kemalistas da República Turca inventaram maneiras de tornar legal o processo ilegal de confisco de propriedade através de leis, regulamentos e decretos complexos.

Por exemplo, o primeiro ato do governo kemalista da nova República turca foi anular disposições destinadas a devolver propriedades aos armênios. O governo kemalista trouxe de volta as leis de liquidação dos perpetradores otomanos e até as expandiu.

Após a assinatura do Tratado de Lausanne, que exigiu a devolução das propriedades confiscadas, a Turquia criou um muro virtual que proibia o regresso dos armênios e a capacidade de recuperar seus bens, observou Kurt.

As leis e os regulamentos complicados foram usados, mais uma vez, para consolidar os frutos do crime genocida. Kurt focalizou o Acordo de Compensação EUA-Turquia de 1934 como um exemplo disso. Após o genocídio, os armênios, que não receberam permissão otomana para se naturalizarem cidadãos americanos, foram, para fins práticos, privados dos direitos de cidadania turca e proibidos de retornar. No entanto, quando os Estados Unidos tentaram resolver suas reivindicações de propriedade através do Acordo de Compensação EUA-Turquia de 1934, a Turquia insistiu que as reivindicações armênias americanas fossem excluídas, recusando-se a reconhecer sua cidadania americana. Como resultado, os americanos de herança armênia foram negados justiça tanto em seus países adotados como nativos.

Kurt também tocou na questão dos registros de arquivos, observando que as propriedades abandonadas e as comissões de liquidação criadas para dispor das propriedades armênias mantiveram registros meticulosos, mas esses registros ainda são inacessíveis. Dr. Kurt tentou sem sucesso obter acesso por mais de um ano. Ele foi capaz de publicar um registro das comissões, que foi mantido por uma família armênia, que detalhou as propriedades até as colheres e facas que foram tomadas e para quem foram vendidos.

Quanto aos registros do Registro de Habitação, que são bem organizados e podem fornecer uma história detalhada aos herdeiros armênios das propriedades de suas famílias, Dr. Kurt explicou que os planos em 2005 para torná-los acessíveis ao público foram rapidamente proibidos pelo Comitê de Segurança Nacional da Turquia.

Ümit Kurt recebeu seu Ph.D. Da Universidade Clark, Departamento de História, em 2016. Ele obteve o seu MA e BA graus na Turquia na Universidade Sabancı e Oriente Médio Technical University, respectivamente. Ele lecionou na Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Sabancı e foi professor visitante no Programa de Estudos Armênios da California State University. Ele publicou numerosos artigos sobre o confisco de propriedades armênias durante o genocídio. Mais detalhes sobre leis otomanas e turcas que envolvem o saque de bens armênios podem ser encontradas em seu último livro com Taner Akcam, The Spirit of the Laws: The Plunder of Wealth in the Armenian Genocide (New York and Oxford: Berghahn Books, 2015).

O Centro Legal para a Justiça e os Direitos Humanos da Arménia (ALC) luta para reparar as violações dos direitos humanos emanadas do genocídio armênio que continuam até hoje e minam a estabilidade numa região que há muito tempo está marcada por políticas fundadas no genocídio e não nos Direitos Humanos e justiça. A ALC promove bolsas de estudos sobre as vias legais para enfrentar os desafios decorrentes do genocídio armênio, além de perseguir casos em tribunais nacionais e internacionais, promovendo a proteção do patrimônio cultural armênio através do retorno de propriedades roubadas e artefatos.

O vídeo da palestra será em breve publicado na página do ALC no Facebook: http://www.facebook.com/armenianlegalcenter/

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário