Da RedaçãoTudo

IBM inaugura novo centro tecnológico em universidade de Yerevan

O Centro de Tecnologias e Soluções Inovadoras (ISTC), que vem apoiando o desenvolvimento do setor de TI da Armênia desde 2014, abriu seu novo lar no último dia 10 de novembro, dando as boas-vindas aos seus primeiros convidados e a seus 1.000 metros quadrados de instalações na Yerevan State University Campus.

O ISTC – um projeto conjunto do Governo da Armênia, a Fundação Incubadora de Empresas, a IBM, a USAID e a Universidade Estadual de Yerevan – ajuda a atender à demanda por especialistas de qualidade para trabalharem no setor de TI da Armênia. O ISTC ajudará a desenvolver e fortalecer o potencial de educação e pesquisa das universidades armênias nas áreas de TI e hi-tech. A nova instalação, totalmente equipada com a mais recente tecnologia da IBM, também oferecerá um ambiente favorável e inovador para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, fornecendo às startups espaço e infraestrutura, consultoria técnica e de negócios e oportunidades de networking.

millstechcenteryerevan“Estou orgulhoso do fato de que esta parceria de design exclusivo promove a educação de um dos recursos mais valiosos da Armênia – sua juventude. A colaboração entre o setor privado e as universidades cria oportunidades econômicas para as gerações mais jovens da Armênia”, disse o embaixador dos EUA na Armênia, Richard Mills Jr, que se juntou à inauguração da nova instalação pelo ministro das Transportes, Comunicação e Tecnologias de Informação da Armênia, Vahan Martirosyan, e o Gerente de Relações da Universidade IBM, Sergey Belov. Os participantes da abertura incluíram convidados de alto nível do Governo da Armênia, da IBM e da Embaixada dos EUA, além de mais de 100 representantes armênios de tecnologia e negócios.

O apoio ao desenvolvimento do setor de TI da Armênia tem sido uma prioridade dos Estados Unidos, disse o embaixador Mills. “O apoio da USAID ao setor de TI começou há uma década. Desde então, a USAID tem desempenhado um papel importante no estabelecimento das bases para um setor de TI forte e vibrante na Armênia “, disse ele durante a abertura. “Vemos a criação do Centro de Soluções e Tecnologias Inovadoras como uma conquista importante em nossos esforços para nos associarmos com vocês para desenvolver e fortalecer o TI na Armênia”. O Embaixador Mills também enfatizou o importante papel do Centro de fomentar a cooperação entre instituições armênias e norte-americanas de maior Educação, observando que o ISTC assinou acordos de colaboração com várias universidades dos EUA, incluindo como exemplo a Duke University, Fordham University e Stanford University.

O ISTC atende alunos e professores universitários, fornecendo-lhes os mais recente hardwares e softwares para treinamento e pesquisa. Desde o lançamento do projeto, o ISTC já ajudou mais de 100 professores de nove grandes universidades armênias a melhorar seus cursos de treinamento. Graças a esses esforços, mais de 1.500 alunos já receberam treinamento através de 30 currículos modernizados nas áreas de inteligência artificial, gerenciamento de processos de negócios, computação em nuvem e segurança cibernética, entre outros. Vários novos programas de mestrado em áreas tecnológicas de ponta também foram projetados com universidades locais e serão lançados no próximo ano acadêmico.

istc“A Incubadora de Empresas Fundamentalmente inicia e implementa projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento de TI no país, a formação de ambiente inovador e fornecimento de treinamento de qualidade para o pessoal. Uma das nossas realizações mais importantes é o estabelecimento do ISTC. Graças a esta iniciativa, os conhecimentos internacionais e os recursos financeiros serão acessíveis à Armênia. Os especialistas em TI serão treinados de acordo com as exigências do mercado. E as empresas locais têm a chance de se envolver em redes globais “, disse o diretor do EIF Bagrat Yengibaryan durante o evento.

Sergey Belov, da IBM, observou que o ISTC é uma boa prática de educação e pesquisa, que pode servir como base para a IBM promover a colaboração e o desenvolvimento na região. “A Universidade Americana da Armênia e a Universidade Estadual de Yerevan terão novos e totalmente personalizados Centros Acadêmicos, incluindo softwares e materiais educacionais para seus alunos e professores”, disse ele.

Foram também anunciadas várias iniciativas ISTC durante o evento de abertura, incluindo o lançamento do Programa de Bolsas de Desenvolvimento que ajudará a desenvolver a capacidade de R&D das instituições de ensino superior da Armênia. O programa proporcionará aos seus beneficiários o pleno acesso à infraestrutura de nuvem da IBM, bem como os apoiará com financiamento e comercialização de pesquisa. Outra nova iniciativa facilitará programas de intercâmbio para pesquisadores armênios em universidades parceiras da IBM nos Estados Unidos.

À margem do seu grande evento de abertura, o ISTC também lançou o “Smarter Armenia Hackathon ’16”, um concurso de dois dias para estudantes, desafiando-os a criar as melhores soluções de TI nas áreas de finanças, saúde e indústria de telecomunicações.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário