Tudo

Milhares de prisioneiros do golpe na Turquia “estuprados, famintos e amordaçados”

Desde que a caça às bruxas de Erdogan começou, relatos e mais relatos de como os detidos pelo governo turco estão sendo tratados não param de surgir.

As imagens e vídeos mostram policiais e oficiais que foram detidos pelas autoridades turcas suspeitos de terem participado e articulado a tentativa de “golpe” no país aparecem espancados e sangrando.

A Anistia Internacional vem denunciando os abusos e atrocidades cometidos pelo governo de Erdogan e ressaltando que nada foi falado sobre os abusos por parte da Turquia.

Vale lembrar que a Turquia se diz um país democrático.


Via Mirror

Tradução: Maria Carolina Chaves Indjaian


Milhares de prisioneiros do golpe na Turquia “estuprados, famintos e amordaçados”

A Anistia Internacional diz que tem “provas credíveis” de que a polícia turca está segurando detidos, negando-lhes comida, água e tratamento médico e, no pior dos casos, alguns foram submetidos a espancamentos e torturas.

Tropas turcas presas após o fracassado golpe militar estão sendo estupradas, famintas e deixadas sem água por dias, alega-se.

Muitos dos 10.000 detidos são trancados em estábulos de cavalos e eventos desportivos – alguns amordaçados em terríveis posições de tensão, de acordo com ativistas de direitos humanos.

A Anistia Internacional pediu acesso imediato aos presos após o golpe de uma semana atrás, que desencadeou uma repressão brutal e um estado de emergência de três meses.

Mais de 200 morreram no levante que visava derrubar o presidente ditatorial Recep Erdogan – e 1.500 ficaram feridas.

A Anistia diz que tem “provas credíveis” de que a polícia turca está segurando detidos em posições de tensão por até 48 horas, negando-lhes comida, água e tratamento médico e, no pior dos casos, alguns foram submetidos a espancamentos e torturas, incluindo estupro.

Turkish-President-Tayyip-Erdogan

presidente turco Erdogan

John Dalhuisen, diretor europeu da Anistia Internacional, disse: “Relatos de abuso incluindo espancamentos e estupro na detenção são extremamente alarmantes, especialmente dada a escala das detenções que vimos na semana passada.”

Apesar de imagens e vídeos de tortura que foram amplamente difundidos em todo o país, o governo manteve-se visivelmente em silêncio sobre o abuso.”

A Anistia falou com advogados, médicos e uma pessoa de plantão em um centro de detenção sobre as condições em que os detidos estavam sendo mantidos.

Eles ouviram relatos alarmantes de tortura e outros maus-tratos aos detidos, especialmente no salão de esportes da Polícia Ancara Sede, salão de esportes Ankara Başkent e os estábulos de equitação do clube de lá.

 Erdogan declara estado de emergência por 3 meses.

Dois advogados em Ancara que trabalham em nome dos detidos disse à Anistia Internacional que os detidos disseram que testemunharam altos oficiais militares na detenção serem estuprados com um cassetetes ou o dedo por policiais.

Uma pessoa de plantão no salão de esportes da sede de polícia de Ancara viu um detido com ferimentos graves consistentes por ter sido espancado, incluindo um grande inchaço na cabeça.

O detido não podia levantar-se ou concentrar seus olhos e ele acabou perdendo a consciência.

Embora em alguns casos os detidos foram oferecidas assistência médica limitada, a polícia recusou-se a permitir que a esse detido tratamento médico essencial, apesar de seus ferimentos graves.

O entrevistado ouviu médico um policial de plantão dizem: “Deixe-o morrer. Vamos dizer que ele veio até nós morto”.

O mesmo entrevistado disse que 650-800 soldados estavam sendo segurados na sede do pavilhão desportivo da polícia de Ancara pavilhão desportivo – 300 deles com sinais de terem sido espancados.

Alguns detidos tinha hematomas visíveis, cortes, ou ossos quebrados.

Cerca de 40 foram tão gravemente feridos que não podiam andar.

Dois eram incapazes de resistir.

Uma mulher que também foi detida em uma instalação separada havia hematomas no rosto e tronco.

Diversos vídeos de como os detidos vem sendo tratados, espancados e humilhados vem sendo bombardeados através do Facebook:

Nesse, um dos coronéis é humilhado enquanto chutam sua cabeça e seu corpo:

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
Da Redação

UE afirma que lista de Erdogan com 3000 nomes a serem presos estava preparada antes do golpe

Após a “tentativa” de golpe na Turquia, na última sexta-feira (15), ter fracassado, o…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

WikiLeaks libera 300 mil emails emitidos pelo governo turco como resposta à purgação pós-golpe de Erdogan

Wikileaks, a organização transnacional sem fins lucrativos, liberou cerca de 300.000 e-mails do…
Leia mais

Deixe um comentário