Baú ArmênioTudo

Baú Armênio: As origens de Mer Hayrenik, o hino nacional da Armênia

Com a contribuição de Vasken Yeginerian

O Baú Armênio de hoje discutirá as origens do Mer Hayrenik, o hino nacional armênio.

Mer Hayrenik

Alexander Konstantinovich Glazunov, o inspirador para Mer Hayrenik

O hino, assim como a bandeira tricolor e o brasão de armas, também foi o símbolo nacional da efêmera República Democrática da Armênia, que durou de 1918 até 1920. A letra, escrita por Mikael Nalbandian, foi uma adaptação da canção “A música de uma garota italiana“, de 1859. O que é mais controverso, contudo, é a origem da famosa melodia do hino armênio.

A música teria sido composta por Barsegh Kanachyan, compositor nascido em Rodosto, no Império Otomano, em 1885. O músico se mudou para cidades como Varna na Bulgária e Bucareste na Romênia, antes de voltar para a capital do Império Otomano, Constantinopla, onde Kanachyan conheceu o lendário músico armênio, Komidas Vardaped, em 1910. Em 1918, com a independência da Armênia, Kanachyan compõe o que foi o hino do novo Estado e que seria recuperado na segunda independência, em 1991. Durante a existência da URSS, o hino vigente na Armênia Soviética foi aquele composto pelo mais famoso dos compositores eruditos armênios, Aram Khachaturian, em 1944.

Contudo, na década de 1890, quando a Armênia ainda estava sob jugo otomano e muitos armênios morriam pelas mãos dos massacres do sultão Abdul-Hamid II,Alexander Glazunov, importante compositor russo no auge da sua carreira, compôs o ballet Raymonda,apresentado pela primeira vez em 1898 em São Petersburgo.

Ouçam abaixo um dos atos desse ballet, a partir do 1:06 min. de vídeo:

Os que já estão familiarizados com o Hino Armênio, reconhecerão de pronto as primeiras linhas do Mer Hayrenik. Para os leitores que ainda não perceberam a semelhança, segue abaixo o hino nacional:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Mer_Hayrenik_instrumental.ogg

A semelhança é incrível!

É provável que Barsegh Kanachyan, como erudito e profundo estudioso da música de seu tempo, tenha entrado em contato com a obra de Glazunov e se inspirando nessa pequena passagem do balletRaymonda para compor o Hino Nacional Armênio, da mesma forma que Mikael Nalbandian procurou em uma música já existente algumas frases para compor a letra do Mer Hayrenik.

Sendo inspirado no ballet ou não, o fato é que Mer Hayrenik simboliza há muitos anos o sonho de uma “nação livre e independente” para os armênios em todo o mundo. Mesmo durante os anos da URSS, o Mer Hayrenik foi executado quase que diariamente em diversas partes do mundo em que havia diáspora armênia, inclusive em São Paulo, onde o maestro Vahakn Minassian em um famoso concerto sinfônico executou a canção em 1961.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário