Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Deputado alemão insta a inclusão do Genocídio Armênio na educação das escolas turcas

Sem título

Hans-Olaf Henkel

 

Parece que quanto mais Erdogan tenta retrucar e condenar as ações daqueles que defendem o reconhecimento do Genocídio Armênio, mais a vontade de que ele seja ensinado e reconhecido mundo afora aumenta.

Logo após o reconhecimento do Genocídio Armênio pelo Parlamento alemão, Erdogan condenou os deputados alemães de origem turca, exigindo exames de sangue para verificar “que tipo de turcos eles seriam” e, inclusive, acusou-os de terrorismo.

A Alemanha rebateu todos os comentários proferidos pelo presidente turco reforçando a independência do Bundestag e a Turquia ameaçou novamente o país dizendo, de forma anônima, que está analisando contra medidas contra o país germânico.

Agora, Hans-Olaf Henkel, Vice-presidente do Grupo Europeu Conservadores e Reformistas, do Parlamento Europeu, insta o ensino do Genocídio Armênio pelas escolas turcas e alemãs.


Via ARMENPRESS

Tradução: Maria Carolina Chaves Indjaian


Deputado alemão insta a inclusão do Genocídio Armênio na educação das escolas turcas 

Yerevan, ARMENPRESS.

Hans-Olaf Henkel, Vice-presidente do Grupo Europeu Conservadores e Reformistas do Parlamento Europeu diz que o Parlamento mais adequado para reconhecer o Genocídio Armênio e tomar responsabilidade pela sua culpa é o próprio Parlamento turco.

“Essa é a responsabilidade desse país, não de outros”, Henkel disse em uma entrevista para o ARMENPRESS.

De acordo com ele, a inclusão do Genocídio Armênio no sistema educacional das escolas alemãs é uma ótima ideia porque é uma parte da história.

“Eu realmente acho que deve ser ensinado nas escolas. Eu gostaria que ele fosse em primeiro lugar ensinado nas escolas turcas. É um fato bem conhecido no mundo, cujo países separados tentam ensinar a história, que irá oferecer a seu país apenas o lado bom. Nesse caso, a Alemanha é uma exceção, pois apresenta ao seu povo as atrocidades cometidas durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial”, disse ele.

Falando sobre a resposta da Turquia, que obrigou um dos deputados turcos da Alemanha instar a proibição de Erdogan a entrar no país, Henkel disse que é uma ocorrência terrível.

“Erdogan está conduzindo todo o país em uma direção errada, há 10 anos atrás poderia ter sido outro país, por exemplo, tinha uma imprensa relativamente livre, contudo, sob Erdogan, está indo abaixo”, disse Henkel.

O Bundestag aprova a resolução do Genocídio Armênio em 2 de junho.

Imediatamente após o reconhecimento do Genocídio Armênio pela Alemanha, a Turquia retirou seu embaixador da Alemanha, seguido por uma bateria de acusações dirigidas aos deputados do Bundestag de origem turca, o que provocou uma onda de protestos no interior do Budenstag contra a Turquia, até o anúncio do Presidente do Bundestag Norbert Lammert à Erdogan: “Pressionar membros individuais do Parlamento com ameaças significa atacar o Parlamento inteiro”.

Em 16 de junho foi anunciado que a inclusão do Genocídio Armênio no sistema de educação alemão está sendo discutido.

Sobre o autor

Artigos

Colaboradora. Carioca da gema que viveu em Curitiba desde criança e agora é cidadã do mundo. É advogada, profissional humanitária aficcionada por Direitos Humanos e defensora de minorias. O coração e o sangue sempre falam mais alto no que diz respeito à Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário