Da RedaçãoTudo

Kevork Zadikian representa o Brasil em encontro de comitês de Causa Armênia em Yerevan

Kevork Zadikian – Ministério da Diáspora

Na manhã do último sábado, dia 7 de maio, a cidade de Yerevan (capital da Armênia) recebeu a abertura do encontro entre representantes dos escritórios de Causa Armênia da Federação Revolucionária Armênia (FRA) ao redor do mundo. O presidente do Conselho Nacional Armênio – filial do Brasil (CNA – Brasil), Kevork Zadikian esta representando a coletividade armênia de São Paulo.

Bem conhecido no Brasil, o vice-presidente da Internacional Socialista, Mario Nalbandian também esta participando do encontro e representa a argentina. Estão participando do encontro mais de 25 comissões, além de 65 membros dos órgãos de Causa Armênia da FRA.

O grupo iniciou seus trabalhos neste sábado (07) com a abertura feita pelo Presidente do Comitê Central Hagop Der Khatchaturyan. Na sequência, o membro do Corpo Supremo (Bureau) da FRA Hrant Markarian deu boas-vindas ao grupo. O deputado Armen Rustamian também fez uso da palavra.

Em seguida, o Ministro das Relações Exteriores da Armênia Edward Nalbandyan encontrou-se com o grupo. O ministro foi apresentado aos membros dos comitês de Causa Armênia e respondeu à perguntas, em sua maioria concernentes aos recentes embates de Artsakh contra o Azerbaijão, desencadeados no começo do mês de abril. Nalbandyan também discutiu medidas que visam fortalecer os laços Armênia-Diáspora.

haytad

O Vice-chanceler Shavarsh Kocharyan falou sobre os desafios da política externa da Armênia. Os participantes da reunião trocaram pontos de vista sobre a política externa bilateral e multilateral da Armênia. Foi feita referência à situação no Médio Oriente, a crise síria, a luta internacional contra o terrorismo, questões internacionais e regionais urgentes, bem como a questão do reconhecimento do Genocídio Armênio à nível mundial.

Assim terminou a primeira sessão da Conferência.

Após o importante compromisso, os membros dos comitês pegaram a estrada rumo à Stepanakert onde as sessões subsequentes serão realizadas entre 9 e 11 de maio. O grupo também terá encontros com soldados e moradores de Nagorno-Karabakh, a fim de expressar sua solidariedade aos irmãos armênios que defenderam as fronteiras de Artsakh de forma corajosa durante os covardes ataques impetrados pelos azerbaijanos em começo de abril.

Em breve traremos mais informações sobre o congresso.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário