Ícone do site Estação Armênia

Soghomonyan em busca da Vaga na “Rio 2016”

eduardbandeira

Eduard Soghomonyan está em Frisco (EUA) desde a semana passada quando ficou com a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Luta Olímpica, uma espécie de aquecimento para o Pré-Olímpico que começa nesta sexta-feira na mesma cidade.

Como muitos leitores do Portal Estação Armênia devem saber, Eduard Soghomonyan é armênio e veio viver no Brasil após fazer amizades como acompanhante da delegação brasileira nos Jogos Pan-Armênios de 2011 (clique aqui para saber mais sobre essa história). 

O armênio naturalizado brasileiro desde 2015 é considerado favorito a conquistar uma vaga olímpica para o País. O Brasil tem direito a até quatro vagas na modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio. Porém, uma das vagas já está preenchida com Aline Silva que conquistou a classificação por seus próprios meios, ai conquistar o quarto lugar da categoria até 75kg no Mundial do ano passado, em Las Vegas, também nos EUA.

No Pré-Olimpico em Frisco, as disputas no estilo livre masculino acontecem no sábado (05), enquanto no último dia acontecem as chaves da luta greco-romana, exclusiva dos homens.

Soghomonyan chegou a conquistar a quinta colocação no Mundial Júnior de 2010, ainda competindo pela Armênia.

No Brasil, Eduard logo se apresentou à Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CLBA), que o autorizou a treinar com a seleção. A naturalização só veio em 2015 e, desde então, Eduard tem sido o lutador de melhores resultados para o País no masculino. Durante o período em que ainda não representava o país, Eduard conquistou diversos torneios avulsos no Brasil.

Ficamos aqui na torcida para que Eduard consiga essa vaga e faça história nas histórias dos Jogos Olimpicos, tanto pela Armênia quanto pelo Brasil. Se a vaga não vier neste torneio, Eduard ainda terá mais uma competição para tentar a classificação às Olimpiadas de 2016.

Sair da versão mobile