EsportesTudo

Desmanche armênio no Spartak Moscow

Por: Matheus Mekhitarian, de São Paulo.

Yura and Aras

Os armênios do Spartak, Yura Movsisyan (esq) e Aras Ozbiliz

 

Após três temporadas jogando juntos no Spartak Moscow, o meia Aras Ozbiliz e o atacante Yura Movsisyan seguem caminhos diferentes. Movsisyan embarcará rumo a Utah, nos Estados Unidos para defender novamente o Real Salt Lake enquanto Aras fechou com o Besiktas, da Turquia.

yuramovsesyan

Yura Movsisyan

Yura Movsisyan retornará ao Real Salt Lake, onde teve uma passagem vitoriosa entre 2006 e 2009, conquistando a MLS Cup. O goleador chega por empréstimo e declarou: “Para mim, foi um grande período desejando voltar. Obviamente Salt Lake foi minha primeira opção porque foi um bom lugar para mim e minha família. Sinto-me em casa em Utah. Sai com um campeonato e quero voltar para conseguir outro”.

A carreira do atacante começou cedo, aos 18 anos quando foi escolhido no MLS SuperDraft 2006 na quarta posição pelo Kansas City Wizards. Em Kansas, Yura teve uma passagem modesta, e logo se transferiu para o Real Salt Lake onde conseguiu mostrar seu bom futebol, sendo peça chave na conquista da MLS Cup em 2009.

Aras Osbiliz

Aras Ozbiliz

Já o meia Aras Ozbiliz, nascido em Istambul é filho de armênios, seus ancestrais adotaram o nome Ozbiliz, porém o nome da família originalmente era Zbilizyan. Começou sua carreira no Ajax da Holanda onde viveu a década de 90 após emigrar da Turquia junto com sua família. Não teve muito espaço e foi negociado com o Kuban Krasnodar, onde teve sua melhor fase que o levou ao gigante russo Spartak Moscow.

Nos últimos dias estava-se especulando a ida de Aras para o Rayo Vallecano, opção que ainda existe mesmo com a negociação com o Besiktas, da Turquia concretizada. A equipe turca iria emprestar o jogador a equipe de Madri para a segunda metade da temporada.

É interessante ressaltar também a forte conexão do Spartak com atletas armênios. Além de Aras e Yura, na década de 70 Alexander Mirzoyan foi vitorioso na equipe de Moscou, conquistando a Copa e a Liga Soviética e para finalizar o Hall da Fama Armenio no Spartak,  o mais vitorioso de todos:  Nikita Simonyan tetracampeão e três vezes artilheiro do campeonato soviético. Mais tarde, como técnico Nikita levou o Ararat a conquista do campeonato soviético. Um feito histórico uma vez que foi a única equipe Armênia a vencer a Liga.

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário