Da RedaçãoTudo

Análise: A Corte Europeia de Direitos Humanos e a recente decisão do caso Perinçek x Suíça

Slide1Por Flávio de Leão Bastos Pereira* e Amanda Pilon Barsoumian**

Para acessar a versão em pdf para impressão, clique aqui.

Em 15 de outubro de 2015, a Corte Europeia de Direitos Humanos julgou o caso Perinçek v. Suíça (reclamação no. 27510/08), entendendo por maioria que houve uma violação ao artigo 10 da Convenção Europeia de Direitos Humanos, o qual traz a garantia à liberdade de expressão. A reclamação se originou da condenação criminal sofrida pelo político turco, Doğu Perinçek, por violação ao artigo 261, parágrafo 4º, do Código Penal Suíço. O reclamante afirmou em diversos eventos públicos ocorridos na Suíça dos quais participou em 2005 que as deportações e os massacres sofridos pelo povo armênio no Império Otomano a partir do ano de 1915 até 1923 não poderiam ser classificados como genocídio.

Dentre suas declarações em tais eventos, cita-se:

Deixe-me falar para o público europeu de Bern e Lausanne: as alegações do “Genocídio Armênio” são uma mentira internacional. (…)” (07/05/2005, Canton de Vaud)

O problema curdo e o problema armênio não foram um problema e, acima de tudo, nem ao menos existiram … (22/07/2005, Canton de Zürich)

Nesse sentido, a Corte analisou a possibilidade de justificação da condenação criminal de Perinçek pelo artigo 10, parágrafo 2º, da Convenção (possibilidade de limitação à liberdade de expressão). Assim, os juízes decidiram, baseados na jurisprudência própria da Corte, que qualquer limitação ao direito de liberdade de expressão deve observar três requisitos essenciais: deve ser prevista pela lei do país, utilizada com o fim de proteger um dos interesses legítimos enumerados pelo parágrafo 2º e “necessária em uma sociedade democrática” para proteger tais interesses.

Primeiramente, a Corte decidiu que a limitação imposta à liberdade de expressão do reclamante poderia ser considerada como prevista pela lei suíça. Em seguida, decidiu que essa limitação teve a intenção de proteger o “direito de outros” (no caso, a comunidade armênia que sofreu os massacres de 1915 e seus descendentes), mas entendeu que o argumento do governo suíço de que o discurso de Perinçek teria colocado em risco a ordem pública não estava suficientemente demonstrado.

Finalmente, a Corte decidiu que o discurso do reclamante teria “uma natureza histórica, jurídica e política”, relacionando-se a um debate de interesse público. Ademais, achou problemático o fato da Corte suíça ter se baseado na noção de “consenso geral” na caracterização legal dos eventos de 1915-23 para justificar a condenação. Mais ainda, a maioria entendeu que as declarações de Perinçek não representaram um discurso de ódio ou incitaram a violência, fazendo, nesse ponto, uma distinção com as declarações que negam o Holocausto judeu, que, segundo eles, teriam repercussões mais prejudiciais. Assim, a Corte concluiu que a condenação do reclamante não teria sido “necessária em uma sociedade democrática” para a proteção da honra e dos sentimentos dos descendentes das vítimas do Genocídio Armênio.

É importante destacar que a Corte não se pronunciou sobre a existência ou não de um genocídio contra o povo armênio no Império Otomano em 1915-23. Porém, ao estabelecerem que o Genocídio Armênio não pode ser considerado um “consenso geral”, deram força ao discurso negacista dos revisionistas turcos.

Por muitos anos, as principais táticas dos turcos para negar o Genocídio Armênio tem sido as reivindicações de que os massacres sistemáticos e em larga escala não ocorreram, que o governo turco otomano não teve nenhuma responsabilidade pelas mortes que ocorreram e que não é possível aplicar o conceito legal de genocídio aos eventos de 1915-23.

Com essa decisão, a Corte Europeia de Direitos Humanos deu a esses três argumentos negacionistas utilizados no discurso de Perinçek uma máscara de debate “histórico, jurídico e político”, ao invés de considerar o Genocídio Armênio, como sugeriram os votos divergentes, um “fato histórico claramente estabelecido” (página 121).

Essa decisão mostra ao mundo que a Turquia tem tido uma estratégia eficaz em seu objetivo de colocar em dúvida a real natureza dos massacres de armênios no Império Otomano. Porém, é necessário reconhecer que tais massacres não foram uma fatalidade em tempos de guerra, nem culpa do imperialismo europeu ou até das vítimas. É necessário dar a esses massacres o nome correto: Genocídio.

Ao menos 15 países europeus reconhecem o massacre do povo armênio como genocídio. E, se a maioria dos países reconhecem o extermínio em massa dos judeus da Europa como o arquétipo de genocídio, em torno de 13 países daquele continente criminalizam a negação do holocausto.

A decisão da Corte Européia de Direitos Humanos (CEDH) não veda aos países membros da União Européia a promulgação de normas inibidoras da negação do genocídio armênio, diante de sua soberania e da vigência de seu ordenamento jurídico interno.

Contudo, sua recente decisão ora sob comento favorece a percepção de certa incoerência: a liberdade de expressão e pensamento deve ser preservada como coluna necessária imprescindível aos regimes democráticos, encontrando limites apenas e tão somente no denominado discurso de ódio (hate speech).

E, se a negação do holocausto é utilizada, em certas ocasiões, como instrumento para disseminação de idéias antissemitas, a negação do genocídio do povo armênio, em tese, também pode prestar-se como meio para disseminação do ódio contra os armênios.

Por ocasião da decisão no caso do filósofo e escritor francês Roger Garaudy, a mesma Corte Européia de Direitos Humanos decidiu que:

Não há dúvida de que contestar fatos históricos claramente estabelecidos como o Holocausto, do modo como procede o requerente na sua obra, de forma alguma diz respeito a um trabalho de pesquisa histórica relacionado com sua busca da verdade. O objetivo e a finalidade de um empreendimento desta natureza são totalmente diferentes, pois na verdade se trata de reabilitar o regime nacional socialista e, por via de consequência, de acusar de falsificação da História as próprias vítimas. Destarte, a contestação de crime contra a humanidade aparece como uma das formas mais agudas de difamação racial contra os judeus e de incitação de ódio em relação a eles. A negação ou revisão de fatos históricos deste tipo coloca em causa os valores que fundamentam a luta contra o racismo e o antissemitismo e são de uma natureza que perturba gravemente a ordem pública. Atentando contra direitos de terceiros, atos deste tipo são incompatíveis com a democracia e os direitos humanos.

Por razões semelhantes, a negativa do genocídio armênio vem sendo usada como estratégia para afastar responsabilidades históricas, assim também como ferramenta de ódio contra o povo armênio como ocorreu, por exemplo, na cidade síria de Der Zor, considerada pelos historiadores como local de memória do genocídio armênio com importância simbólica equivalente à importância de Auschwitz no contexto do holocausto, onde foi destruída pelo Estado Islâmico a Igreja do Memorial de Der Zor, em setembro de 2014.

Referido memorial jamais constituiu qualquer espécie de alvo militar. Foi destruído como mais um ato próprio do negacionismo e de ódio contra o povo armênio e mais uma tentativa de reescrever fatos históricos claros e já comprovados, como decidido pela CEDH no caso Garaudy.

A organização prévia e sistemática do massacre dos armênios pelo Império Turco-Otomano a partir de 1915 foi um evidente genocídio, devidamente documentado e denunciado, já à época, por diplomatas e pela imprensa norte-americana, especialmente o The New York Times.

Ressalte-se que a decisão da CEDH não teve por objeto a discussão se o morticínio do povo armênio, entre 1915 e 1923, foi ou não genocídio; mas, se sua negação deveria ou não ser criminalizada.

Tal debate também ocorreu na França, quando o Presidente Nicolas Sarkozy assinou lei punitiva para os casos de negação do genocídio armênio e com previsão das mesmas sanções previstas pela lei punitiva para os casos de negação do holocausto, vigente na França, quais sejam, um ano de prisão e multa de €45,000.

O Conselho Constitucional da França, a mais alta estrutura administrativa do país competente para apreciar questões relativas à constitucionalidade das leis, decidiu que a norma punitiva da negação do genocídio armênio era inconstitucional por violar as garantias da liberdade de expressão consagradas pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 (artigos 10 e 11), bem como pela Constituição da República da França de 4 de outubro de 1958. Referida decisão estabeleceu que:

É legítimo que o Parlamento estabeleça normas sobre o abuso no exercício do direito de liberdade de expressão e de comunicação que violem a ordem pública e os direitos de terceiros. No entanto, a violação do exercício desta liberdade – que é um pré-requisito para a democracia e uma garantia de respeito para outros direitos e liberdades – deve ser necessária, adequada e proporcional, considerando-se os objetivos buscados.

Porém, também na França, a negação do holocausto constitui crime, assim como na Áustria, Bélgica, Suíça, Alemanha, Espanha, Eslováquia, Polônia, Itália e Luxemburgo.

A lei francesa que criminalizou a negação do holocausto é a Lei nº 90-615 (Lei Gayssot), em seu artigo 24b. E, a Lei nº 2003-88 de fevereiro de 2003 também pune ofensas contra os judeus e a prática de atos racistas e antissemitas.

Assim, observamos certa incoerência também no caso francês, quanto a tão polêmico tema.

Entendemos e concordamos com a necessidade de preservação da liberdade de expressão, porém não quando utilizada como garantia para a negação de fatos históricos devidamente conhecidos e comprovados.

O desafio repousa na necessidade de estabelecimento de critérios legais justos e harmônicos para punição do discurso de ódio e preservação da memória das vítimas dos grandes genocídios suportados pela humanidade.

*FLÁVIO DE LEÃO BASTOS PEREIRA.

Advogado, Professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Político e Econômico. Membro da Network Genocide Scholars – InoGS. Membro do grupo de pesquisas “Guerras, Massacres e Genocídios na Era Contemporânea” da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/CNPQ). Membro do grupo de pesquisas “Arqueologia da Repressão e da Resistência” da UNICAMP/CNPQ. Membro da Comissão Municipal da Verdade do Município de Osasco.

**AMANDA PILON BARSOUMIAN.

Aluna de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Faculdade de Direito). Vencedora do Concurso Nacional Universitário de Redação promovido pelo Comitê Brasileiro do Centenário do Genocídio Armênio (2015).

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais

Deixe um comentário