EventosTudo

Richard Hovannisian profere palestra na UGAB de São Paulo

20150825063640

Na noite do último domingo, 23, a filial brasileira da União Geral Armênia de Beneficência inaugurou seu espaço remodelado com a ilustre presença do professor Emérito da University of California Los Angeles (UCLA), o historiador Dr. Richard Hovannisian, que esteve na América do Sul após participar de importante conferência sobre o genocídio armênio e Direito Internacional na Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

Na palestra proferida na sede da UGAB no bairro do Alto dos Pinheiros, em São Paulo, Dr. Hovannisian apresentou as características das comunidades armênias que habitavam diferentes regiões do Império Otomano antes do genocídio. As principais áreas abordadas pelo historiador foram as comunidades da Ásia Menor, sobretudo da região de Gesaria (ou Cesareia, atual Kayseri), cidade na qual os armênios possuíam uma importante presença e se destacavam no artesanato e comércio de prata.

Em seguida, o professor da UCLA rumou ao Sul da então Turquia em direção a região da Cilícia, onde as cidades de Marash, Hadjin, Zeytun, Adana e Sis eram as mais importantes. É dessa região que a maioria dos armênios que residem no Brasil tem suas raízes. As imagens de como eram essas cidades antes do genocídio e como elas estão atualmente causaram comoção entre os presentes, que se espantaram e se indignaram com a tentativa da República da Turquia de apagar todos os vestígios armênios na região.

A pesquisa do Prof. Hovannisian sobre as comunidades armênias no Império Otomano pode ser conferida nos livros publicados pelo autor nos EUA. Alguns podem ser encontrados clicando aqui.

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
EditorialTudo

Editorial: A causa armênia não tem dono

Dois mil e vinte é ano de eleições municipais no Brasil e presidenciais nos Estados Unidos da…
Leia mais
Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Escola armênia nos EUA é vandalizada com bandeiras da Turquia. Veja o vídeo

Asbarez O Colégio dos Santos Martires Ferrahian e a escola Manoogian-Demirdjian da UGAB, em…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário