Eventos

Tradicional Almoço de Madagh na Comunidade Armênia de Osasco

A Igreja Apostólica Armênia São João Batista (Surp Hovannes Meguerditch) de Osasco realiza o Tradicional Almoço de Madagh, no próximo domingo, dia 30 de agosto.

O evento contará com a Santa Liturgia, à partir das 10:30, e que será celebrada pelo Prelado Titular da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, o Bispo Nareg  Berberian, com a participação do Arcipreste Boghos Baronian.

O almoço será servido logo após a Santa Liturgia, e a adesão ao almoço custa 35 reais por pessoa.

 

Madagh Osasco 2015

O que é Madagh?

 

O Madagh é um costume de devoção próprio de todas as religiões, geralmente adotado entre os povos do Oriente. Ele se realiza em diversas oportunidades, propiciando ao manifestante uma satisfação espiritual. Sua finalidade é por ocasião de festejos ou de uma promessa, lembrar os necessitados, para realizar um ato humanitário. Nas datas festivas da Igreja, é um hábito tradicional para o povo armênio, a realização de “Benção do Madagh” em  intenção da memória dos falecidos.

A palavra ”Madagh” tem alguns sentidos. Significa, principalmente, “Sacrifício” oferecido a Deus.

Sacrifício” significa também “presente” como uma oferta ao Altar de Deus ou à Igreja.

Ofertar é um costume antigo, que se efetua por amor, ou em alguma homenagem. Esta oferta pode ocorrer na forma de doação do que o indivíduo acreditar que seja útil para atender às necessidades da Igreja. Antigamente existia a tradição de ofertar a primeira safra de uma produção ou frutas ao templo, ou, de maneira espontânea, oferecer o dízimo. Assim, nas religiões e povos, o Madagh existe e se realiza por penitência, paz da consciência, em memória dos falecidos ou por motivo de qualquer outra promessa.

Recomenda-se nos dias atuais que, além do Madagh, sejam realizadas doações para igreja, cumprindo assim uma promessa, que é um ato de bondade, proporcionando, destarte, uma realização do bem com a graça de Deus.

Independente do pais, costumes e/ou tradições, na sua essência, o significado religioso doMadagh continua o mesmo.

 

Deixe um comentário