Em maio, seu filho, revelou que a estrela sofria de Alzheimer. Além de seu filho, Tarek Sharif, Omar deixou mais dois filhos.
Além de Mayrig, o ator era conhecido também por seus papéis em Lawrence da Arábia, com o qual ganhou dois prêmios Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar, e em Doutor Jivago que deu a ele mais um Globo de Ouro três anos depois.
Seguindo o sucesso do filme, Verneuil editou o filme em uma série de televisão chamda “588 Rue Paradis”, o título original de Mayrig.
Sharif trabalhou com menor frequência nos últimos anos, seu último papel foi em 2013 no drama Rock the Casbah. Ele tem um filme ainda a ser lançado: um curta chamado 1001 Invenções e o Mundo de Ibn Al-Haytham.
Grandes estrelas prestaram homenagem ao ator falecido no Twitter. Antonio Banderas, que atuou ao lado dele em The 13th Warrior, twittou: “Meu grande amigo Omar Sharif faleceu. Eu sempre vou sentir falta dele. Ele foi um dos melhores. DEP “.
Roland Emmerich, que o dirigiu em 10.000 aC, twittou:” Muito triste com o falecimento de Omar Sharif. Eu era abençoado de trabalhar com uma lenda. Sentimentos a família”.