CulturaDa RedaçãoEventosGenocídio ArmênioTudo

Peça teatral sobre o Genocídio Armênio, “1915” terá segunda temporada em abril

10872260_813040182092443_1132560709_nMais uma vez o Grupo Teatral ARCA em conjunto com o CNA-Brasil  (Conselho Nacional Armênio – Brasil) anunciam os preparativos para a segunda temporada do espetáculo “1915” do dramaturgo Arthur Haroyan com a direção de Rogério Rizzardi.

Em 2015 rememora-se o centenário do Genocídio Armênio e a peça teatral vem como uma homenagem.

O espetáculo estará em cartaz todas as quartas e quintas-feiras do mês de abril, às 21 horas, e também nos dias, 6, 7, 13 e 14 de maio de 2015, no Viga Espaço Cênico, localizado na rua Capote Valente, número 1323, no bairro de Pinheiros.

O Vice-Presidente do CNA- Brasil Kevork Zadikian, um dos coordenadores do projeto, ressalta a importância dessa segunda temporada: “Certamente a peça vai contribuir com a divulgação da injustiça junto ao grande público. É uma oportunidade que nós temos de levar arte e informação e promover a discussão sobre os direitos humanos.”

O extermínio de aproximadamente 1,5 milhão de armênios constituiu o primeiro genocídio do século XX, reconhecido por parte da comunidade internacional, mas negado sistematicamente pelos governos turcos que estiveram no poder desde a queda do Império Otomano até os dias de hoje. O intuito da encenação é transmitir acontecimentos intensos e obscuros da história mundial, que ao serem negligenciados é como se nunca tivessem existido.

Abaixo, assista ao teaser da peça:

A peça é importante para expor a injustiça e contar a verdadeira história deste povo, que em alguns países foi proibida de ter o seu reconhecimento devido, e de alguma forma protestar contra esta barbárie que não pode ser esquecida ou ignorada. É uma forma de expressão de um povo que teve que calar sua dor e que ainda hoje sofre com a negligência dos fatos que viveram. Os fatores históricos, dramáticos e estéticos caracterizam “1915” como uma peça envolvente, inusitada que tem o objetivo de elucidar, refletir e comover o seu público. O espetáculo “1915” será realizado através da iniciativa cultural do CNA- filial Brasil(Conselho Nacional Armênio).

O Presidente do CNA-Brasil, James Onnig Tamdjian declarou: “a defesa do reconhecimento do genocídio é na verdade uma das muitas formas de se prevenir que novos crimes dessa magnitude aconteçam. Divulgar é prevenir e nada melhor do que uma peça de teatro de alta qualidade para esse fim.

Fique por dentro das novidades, curta a página do espetáculo “1915”, no Facebook!


 

10863483_813038912092570_1627564481_nO idealizador e dramaturgo Arthur Haroyan conversou com o Portal Estação Armênia.

Portal: Arthur, para um ator como você, que veio da Armênia e hoje está ativo na cena cultural paulistana e brasileira, qual o significado de uma segunda temporada da sua peça “1915”.

Arthur: A primeira temporada foi uma realização do meu sonho. Foi uma temporada de sucesso e platéias lotadas. Tudo isso define o resultado e a importância do nosso trabalho. Todos nos ficamos felizes por isso. A segunda temporada vai ser continuação desse sonho porque esse projeto é uma missão do grupo ARCA, do diretor Rogério Rizarrdi, e todo equipe CNA Brasil.

Portal: Qual é a grande lição que os espectadores da peça “1915” vão levar para casa nesta segunda temporada?

Arthur: Objetivo dessa segunda temporada é a mesma que da primeira – mostrar para o público brasileiro os fatos históricos acontecidos com os armênios durante da primeira guerra mundial! E a grande lição da temporada que espectador tem que levar pra casa é tem que punir os culpados para não se repetir os crimes iguais…

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário