Via Prensa Armênia.
Tradução: Adriana Nazeli Topalian
Em diálogo com Prensa Armênia, a senadora Zonia Guardia Melgar, presidenta em exercício da Câmara de Senadores da Bolívia, explicou que “a declaração saiu por unanimidade tanto na Câmara de Senadores quanto na Câmara de Deputados, com aprovação do Ministério de Relações Exteriores”.
“Oferecemos todo nosso apoio, solidariedade e companheirismo ao povo armênio e também ao povo curdo, porque nossa Constituição Política de Estado, que é a lei das leis, diz não à discriminação, não à violação dos direitos humanos e não ao genocídio”, acrescentou, em referência ao genocídio contra o povo armênio perpetrado pelo Estado turco entre 1915 e 1923.
O texto completo da resolução diz:
“A Assembleia Legislativa Plurinacional de Bolívia é solidária com o povo armênio na luta pelas suas reivindicações,a preservação dos direitos humanos, e no estabelecimento da verdade e da justiça.
Declara: seu firme compromisso com os direitos humanos, a verdade e a justiça e sua solidariedade e condena contra toda política negacionista em respeito ao genocídio e os crimes de lesa humanidade sofridos pela nação armênia”.