Ícone do site Estação Armênia

Arcebispo Datev Karibian morre em São Paulo, aos 77 anos

Na manhã desta quarta-feira (26/11/2014) a Comunidade Armênia do Brasil e toda a armenidade sofrem uma grande perda: morre, aos 77 anos, o Srpazan Datev Karibian, em São Paulo.

O velório de Sua Eminência será na Catedral Armênia São Jorge, com Missa Solene de Corpo Presente, às 12:30 do dia 27 de novembro, com o féretro saindo da igreja rumo ao Cemitério Bela Vista, em Osasco, onde acontece o enterro, à partir das 15h.

Como era do desejo do Srpazan Karibian, ao invés de envio de coroas de flores, que sejam feitas doações para entidades, armênias ou não.


 

Datev Karibian (Hovhannes Karibian)

Sua Eminência Arcebispo Datev Karibian, nasceu em 15 de abril de 1937, em Aleppo na Síria e foi batizado Hovhannes Karibian.

Recebeu sua educação primária na Escola Jesuíta de Surp Vartanants, em Aleppo na Síria. Após sua graduação ingressou ao Seminário Teológico Surpots Hagopiants do Patriarcado de Jerusalém e formou-se em 1963.

No dia 21 Julho de 1963 foi ordendo Apeghá (Sacerdote Celibatário) pelo Patriarca de Jerusalém Yeghishê Derderian e recebeu o nome religioso, Datev.

De 1963 a 1966 serviu como Vice Reitor do Colégio Jarangavorats, em Jerusalém. Em 1966 recebeu o título de Monsenhor (Vartabed).

De 1966 a 1980 o padre Datev Karibian serviu a Igreja Armênia na Argentina, como pastor espirítual dos fiéis da cidade de Córdoba. Em 1975 recebeu o título de Supremo Monsenhor (Dzairakuyn Vartabed).

Datev Karibian chegou em São Paulo em 8 de agosto de 1980. Em 1981 foi eleito Primaz da Diocese Armênia do Brasil. Em 14 outubro de 1984 foi consagrado Bispo pelo Patriarca Supremo e Catholicós de Todos os Armênios, Sua Santidade Vasken I.

Em Janeiro de 1993 foi elevado ao posto de Arcebispo. Sua Eminência foi agraciado, também, com a Grã-Cruz da Ordem São Lázaro e um diploma honorário da Universidade de São Paulo.

Pela designação de S.S. Karekin I, é membro do Conselho Supremo da Igreja Apostólica Armênia desde o ano de 2007.

Em 30 de setembro de 2013, recebeu de Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicós de Todos os Armênios, a medalha de honra de alto grau “São Nercés Ch’norhali” (leia mais aqui), por ocasião do cinquentenário de sua ordenação sacerdotal, completado em agosto do mesmo ano.

Sair da versão mobile