Da RedaçãoTudo

Estado Islamico destrói memorial do Genocídio Armênio na Síria

Via Prensa Armenia (Argentina).

No ultimo dia 21 de setembro, o Estado Islâmico (ISIS) destruiu o memorial do Genocídio Armênio, a igreja dos Santos Mártires que guardava os restos de muitas de suas vitimas, que se encontrava no deserto de Der Zor, no noroeste da Síria.

O chanceler armênio, Edward Nalbandian, emitiu um comunicado oficial condenando a explosão causada pelos terroristas do ISIS e declarou que “esta terrível barbárie contra um lugar sagrado demonstra, mais uma vez, a natureza selvagem do grupo terrorista chamado de ‘Estado Islâmico'”, e ainda pediu que a comunidade internacional arranque as raízes do financiamento  apoio do grupo.

No deserto de Der Zor morreram por inanição grande parte dos armênios que havia sobrevivido a travessia do deserto durante o Genocídio Armênio de 1915.

Foi para lá que se destinavam as chamadas “marchas da morte”, nas quais centenas de milhares de armênios eram obrigados a caminhar pelo deserto para morrer pelo caminho, como parte do plano de extermínio promovido pelo governo dos Jovens Turcos e negado atualmente pelo estado da Turquia, que classifica os atos, oficialmente, como deslocamentos de população.

Especialistas acusam a Turquia de fazer “vista grossa” aos militantes do ISIS que usam o país para contrabandear armas e petróleo, o que permite que o grupo continue a operar.

Igreja-Memorial do Genocídio Armênio em Der Zor, Síria, antes e depois do atentado do ISIS

Igreja-Memorial do Genocídio Armênio em Der Zor, Síria, antes e depois do atentado do ISIS

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
CulturaEventos

"Despertar de Aurora": Filme armênio concorre no Festival É Tudo Verdade

Fontes : Correio Braziliense O Festival É Tudo Verdade é um evento…
Leia mais

Deixe um comentário