Da RedaçãoTudo

Morre Sebouh Abcarian, maestro da Orquestra Sinfônica e Coral Kohar

Foto: Stepan Norair Chahinian ®

Orquestra Sinfônica e Coral Kohar confirmou na manhã desta terça-feira por meio das redes sociais o falecimento do seu maestro Sebouh Abcarian em sua residência em Nicosia, Chipre.

Nascido no Chipre, Abcarian foi compositor, maestro, pintor e educador por mais de 50 anos. Ele fundou um programa de rádio armênio na Cyprus Broadcasting Corporation, onde ele foi apresentador de diversos programas por 46 anos. Após se formar no Instituto Educacional Melkonian, em Nicósia, Abcarian se mudou para Paris onde continuou seus estudos. Como cantor de ópera, ele apresentou recitais em Nicósia, Atenas, Beirute, Alepo, Cairo e Paris. Ele também compôs diversas canções, trabalhos de corais, músicas de câmara, oratórias, cantatas, suites de sinfônicas e caricaturas musicais.

Muitas dessas composições foram executadas em Tóquio, Paris, Chipre, Beirute, nos EUA e foram agraciadas com prêmios. Abcarian liderou a orquestra e o coral em turnês mundiais desde 1999.

Em novembro de 2012, durante a turnê sul americana, o Kohar passou por São Paulo em três noites inesquecíveis para a coletividade armênia local, passagem que o Portal Estação Armênia cobriu de perto culminando na matéria “3 vezes Kohar – 3 dias de muita armenidade“.

Naquela ocasião, a redatora do Informativo Armênia, Sossi Amiralian realizou entrevista com o maestro Sebouh Abcarian, e a mesma foi publicada aqui, no Estação Armênia (Leia a entrevista, clique aqui).

O músico já vinha enfrentando problemas de saúde desde o ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia no Chipre.

Os detalhes do velório e funeral serão fornecidos em breve pelos familiares.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

3 Comentários

Deixe um comentário