CulturaDa RedaçãoTudo

Festival Golden Apricot começa no dia 13, em Yerevan

WandelionBlog

A Armênia é um país essencialmente ligado a temas como sol, natureza, frutas e legumes. Muitas pessoas associam isso a uma certa fruta, o damasco. Há também relatos de que em latim a denominação do fruto é “Fructus Armeniaca”.

Golden-Apricot-festival-armenia

Não é surpreendente que, em 2004, na capital da República da Armênia, Yerevan, um grupo de cinema que continha pessoas como o diretor de cinema e diretor do festival Harutyun Khachatryan, o crítico de cinema e diretor de programa Mikayel Stamboltsyan e a crítica de cinema e diretora artística Susanna Harutyunyan, que reuniram-se e decidiram criar o primeiro Festival Internacional de Cinema que seria chamado “Oscar 2” ou alguma modificação de “Cannes”, mas “Golden Apricot”.

Não é por acaso que o festival de cinema é realizado sempre no meio do verão, que é o melhor período para o amadurecimento dos damascos no território do Vale de Ararat, onde se encontra Yerevan.

Este festival de cinema significou uma grande mudança na vida cinematográfica armênia moderna e não só isso. É internacionalmente aclamado, milhares de candidatos enviam seus filmes a cada ano, e apenas parte deles recebe autorização para fazer parte desta maravilhosa celebração.

GoldenApricot

A singularidade deste festival consiste nos temas e motivos do porque os filmes que são selecionados para as competições. Este festival se concentra em encontrar filmes que contenham um significado muito profundo e que ensinem o público a tolerância, a liberdade e a paz. É muito simbólico, porque o próprio festival de cinema reúne muitos cineastas, produtores e operadores que vêm de vários países diferentes e trazem consigo sua cultura, tradições e espírito único.

Para ser mais preciso, vamos citar algumas figuras mais aclamadas do cinema mundial que participaram do Festival de Cinema “Golden Apricot” em anos diferentes. Em 2005, havia figuras muito famosas, como Abbas Kiarostami, Krzysztof Zanussi, e Nikita Mikhalkov.

download5 anos atrás, o “Golden Apricot” teve a presença da atriz italiana Claudia Cardinale, que estrelou os filmes de diretores famosos como Federico Fellini, Luchino Visconti e outros. Foi um encontro hilário para os jovens cineastas e atrizes. Claudia compartilhou sua experiência com eles e incentivados a continuar a criar cinema armênio contemporânea.

Em 2012 o documentário “Rapsódia Armênia”, dirigido por Cassiana Der Haroutiunian, Cesar e Gary Ganania, levou os prêmios de melhor documentário Armênio e também o prêmio do British Council Award na 9ª edição do Festival. Filmado em estilo “road movie”, “Rapsódia Armênia” é uma produção que conta histórias individuais de armênios, cujas biografias compõem o grande cenário da história recente da Armênia.

Este ano o “Golden Apricot” é dedicado ao 90 º aniversário do famoso cineasta armênio Sergei Parajanov! O segundo ponto interessante sobre o festival deste ano será o anfitrião, o diretor de cinema mais original dos tempos modernos: Kim Ki Duk!

CrZZ7LSRBWZz5zlrIvT2kjAce6

O Festival ocorre entre os dias 13 a 20 de julho. Mais informações sobre o festival deste ano no site oficial do evento.

Matérias Relacionadas
ExplicaTudo

EA Explica #2 - Golden Apricot

O diretor de redação do Portal Estação Armênia, Marcelo Mirzeian, iniciou neste mês o…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Décima edição do Festival de Cinema "Golden Apricot" tem início em Yerevan

Entre os dias 7 e 14 de julho acontece a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Golden…
Leia mais
Da Redação

8º Festival de cinema Apricot (Damasco) de Ouro em Yerevan

http://www.armradio.am/ http://www.gaiff.am/ http://guiamenc.blogspot.com Foi inaugurada em Yerevan…
Leia mais

Deixe um comentário