Da RedaçãoTudo

Importante êxito da delegação da Armênia em comissão da OSCE sobre Karabakh e a Síria

Yerkir, colaboração de Arpi Hocacanyan de Montevideo

Há poucas horas foi publicado o RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DE ASSUNTOS POLÍTICOS DA ASSEMBLÉIA PARLAMENTAR da OSCE (Organização para a cooperação e segurança Europeia), órgão mediador dos conflitos em Karabakh, que reforçou mais uma vez os 3 princípios fundamentais para a solução definitiva sobre a região. São eles:

– Solução pacífica
– Igualdade de direitos dos povos
– O direito de autodeterminação

A relatora Pia Kauma da Finlândia ressaltou a inviolabilidade das fronteiras e da integridade territorial dos Estados-Membros, e a importância de defender os princípios consagrados na Carta Final de Helsinque, documento base para o processo de paz nos anos de 1990.

10508330_10203530227311610_557890821_n

A relatora Pia Kauma

A delegação armênia conseguiu aprovar em votação a proposta do governo de Yerevan que foi acompanhada pela maioria dos votantes do texto do relatório.

Além dessa importante vitória da diplomacia armênia uma outra também está sendo comemorada pelos representantes armênios. Os crimes cometidos contra grupos étnicos minoritários, como o que vem ocorrendo na Síria, em Kessab e Aleppo, também passam a esfera da inviolabilidade dos seus territórios como forma de garantir sua segurança e assim não serem utilizados por grupos terroristas e de mercenários. Trata-se de um importante avanço já que o quadro na Síria permite a condenação de países como a Turquia e o Azerbaijão que vem apoiando e fomentando grupos criminosos que causam sofrimento aos bairros e vilas armênias naquele país.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário