Repórteres sem Fronteiras
Nada menos do que 10 jornalistas e blogueiros estão presos por exibir demasiada independência para o gosto do governo. O jornalista e defensor dos direitos humanos Parviz Hashimli foi condenado a oito anos de prisão em 15 de maio sob acusações forjadas de “receptação” e “venda ilegal de armas”. O alcance do governo se estende para além de suas fronteiras. Fez a Turquia extraditar Rauf Mirkadyrov, correspondente do jornal independente Zerkalo, em 18 de abril. Ele foi imediatamente preso sob a acusação de espionagem.
A autoridade reguladora tendenciosa e a manipulação do mercado de publicidade têm dado ao governo o controle completo de radiodifusão. Não há nenhuma estação de televisão independente e um punhado de jornais independentes luta para sobreviver. O líder, Azadlig, está perto de um colapso econômico como resultado de danos astronômicos e recusa da empresa de distribuição de imprensa em pagar o que é vendido.
O governo do Azerbaijão tornou-se, paradoxalmente, o garantidor dos direitos humanos no continente europeu no dia 14 de maio, quando assumiu a presidência rotativa do Comitê do Conselho de Ministros da Europa. A equipe do Repórteres sem Fronteiras está indignada com isso e pede aos outros 46 membros do Conselho da Europa que lembrem o presidente do Azerbaijão de suas funções em relação ao respeito pela liberdade de informação.
Todos os direitos visuais da campanha são livres, mas por favor creditar © Repórteres Sem Fronteiras