Genocídio ArmênioTudo

Boston clama pelo reconhecimento do Genocídio Armênio

Todos os anos – quando chega o mês de abril – os moradores da cidade de Boston (EUA) já estão habituados à presença de outdoors chamativos clamando pelo reconhecimento do Genocídio Armênio de 1915.

Não que o estado do Massachusetts, do qual Boston é a capital, não reconheça o crime contra os armênios e contra a humanidade. O Massachussets é um dos 43 estados norte-americanos que reconhecem este crime cometido pelo Governo Turco-Otomano, às sombras da primeira Guerra Mundial.

A cobrança por parte de Boston é dirigida ao presidente dos Estados Unidos e à ONU, que não reconhecem o Genocídio Armênio. A grande responsável pela iniciativa de espalhar os outdoors é a ONG Peace of Art, Inc., que desde 2003 vem pedindo fazendo esse tipo de publicidade.

A mensagem na arte produzida para este ano é “Reconhecer o crime do século, o Genocídio Armênio”, na qual a palavra “genocídio” funde-se com o número cem em alusão à aproximação do centenário do genocídio. 

“Negar o genocídio armênio é vitimizar ainda mais aqueles que pereceram e seus descendentes, é um ato de culpar as vítimas. Após um século de negação, é hora de colocar as ‘algemas’ sobre os criminosos. Para aqueles que pensam que, após o último sobrevivente morrer não haverá mais testemunhas e, com o passar do tempo o genocídio armênio será esquecido, saiba que todos os armênios são sobreviventes do genocídio, e enquanto o genocídio armênio permanece não reconhecido pelo Turquia, milhões de armênios ao redor do mundo vão exigir reconhecimento e justiça”, disse o presidente da Peace of Art, Daniel Varoujan Hejinian.

Boston é uma cidade com comunidade armênia bastante ativa e antiga, haja vista que é o local de fundação da HOM (Hay Oknutian Myutiun), entidade de ajuda humanitária armênia administrada por damas de origem armênia.

A Peace of Art, Inc. é uma organização sem fins lucrativos do estado de Massachusetts. Esta também não é a primeira vez que o Portal Estação Armênia retrata a iniciativa da Peace of Art, Inc em Boston, veja clicando aqui!

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário