Da RedaçãoTudo

Vídeo: Conferência do CNA com Carlos Antaramian e homenagem ao ex-ministro José Gregori

No dia 28 de março o CNA Brasil promoveu evento que inaugurou as rememorações dos 99 anos do Genocídio Armênio, no Clube Armênio – SAMA. A atividade teve como principal atração a conferência do Prof. Dr. Carlos Antaramian Salas, que abordou a pequena, porém ativa, comunidade armênia do México.

Na sequência, foi feita uma homenagem ao ex-ministro José Gregori, histórico militante dos direitos humanos no Brasil, que fez uso da palavra reafirmando seu compromisso com a causa armênia.

Assista abaixo o vídeo do evento:

O evento ainda contou com participações de Sarkis Ampar Sarkissian, internacionalista e graduando em Letras pela Universidade de São Paulo, e da socióloga uruguaia radicada em São Paulo, Adriana Nazeli Topalian.

Ainda houve espaço para a descobertas, surpresas e emoções: Antaramian destacou uma passagem da sua obra (los Armenios de la Merced) na qual Mardiros Chitdjian escreveu que se não fosse por um homem, ele e outros milhares de órfãos nunca teriam sobrevivido aos horrores do genocídio. Este homem foi um grande herói e seu nome era Kud Mekhitarian.

Para alguns poderia ser apenas mais um armênio que ajudou seu povo durante os horrores do genocídio, mas para uma pessoa presente na apresentação de Antaramian, esse nome significava muito mais: para Chake Avedissian, representante da Comunidade Armênia no CONSCRE da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o nome Kud Mekhitarian significava as melhores lembranças de sua vida: Kud Mekhitarian, o homem que salvou quase 2500 órfãos armênios das investidas turcas, era ninguém menos do que seu pai.

Deixe um comentário