ConheçaTudo

A primeira vez que Hollywood falou armênio

Por Armen Kevork Pamboukdjian –

Esta semana o feed de notícias do meu Facebook foi invadido por compartilhamentos de um vídeo antigo garantindo ser o primeiro filme de Hollywood a ter utilizado o idioma armênio em uma de suas cenas. Como jornalista que sou, a história me intrigou e logo fui investigar. Iniciei uma pesquisa e confesso que quanto mais pesquisava, mais a história me surpreendia. O contexto da história se expandiu e o que encontrei divido com os leitores do Portal Estação Armênia.  

Portanto, podemos afirmar que sim, a primeira vez que o idioma armênio foi utilizado em um filme Hollywoodiano aconteceu no ano de 1958, em “The Deep Six (aquele da cena que tanto vi sendo compartilhada na rede social), um drama que retrata a Segunda Guerra Mundial. A fala em idioma armênio se passa quando um grupo de Mariners (marinheiros norte-americanos) visitam um restaurante armênio na cidade de San Francisco (assista a cena, no vídeo abaixo).

O Marinheiro que fala em armênio é Rostom Sipan “Ross” Bagdasarian (27 de janeiro de 1919 – 16 de janeiro de 1972), criador da série musical Alvin e os Esquilos (1960). Ross também era conhecido pelo nome artístico David (Dave) Seville. Ele foi um pianista, cantor, compositor, ator e produtor americano de origem armênia, nascido em Fresno, na Califórnia (EUA). Seus pais conseguiram fugir para a América após o Genocídio Armênio de 1915, perpetrado pelo império otomano.

 

Ross Bagdasarian

Ross com seus prêmios Grammy

Ross ganhou dois Grammys (Grammy Awards) Melhor Performance de Comédia e Melhor Gravação para Crianças, em 1959.

O polivalente artista Bagdasarian também se apresentou na Broadway no elenco de The Time of Your Life, escrito por seu famoso primo, William Saroyan. O primeiro sucesso musical de Bagdasarian foi a canção que ele escreveu em parceria com Saroyan: “Come on-a My House”, gravada por Rosemary Clooney em 1951. As letras são baseadas no diálogo do clássico romance de Saroyan, A Comédia Humana

Bagdasarian desempenhou pequenos papéis em filmes, sendo mais conhecido pela sua aparição no classico “Janela Indiscreta” (Rear Window), do mestre do suspense Alfred Hitchcock .

Bagdasarian teve pequenos papéis em filmes como The Greatest Show on EarthViva Zapata!Destination GobiStalag 17Alaska Seaso orgulhoso e profanoTrês Pessoas violentasHot Blood e Hairpin do Diabo, incluindo Deep Six .

Morte 

Ross Bagdasarian  foi encontrado morto em 16 de janeiro de 1972, onze dias antes de seu 53º aniversário. Em seu atestado de óbito consta como causa mortis um ataque cardíaco.

No filme Alvin e os Esquilos (2007) Dave Seville (personagem principal do filme) é o próprio Bagdasaryan, ou seja,  o Jason Lee (ator e skatista profissional) interpretou ninguém menos do que Ross, o criador do clássico. O filme foi dedicado à memória de Ross. Uma mensagem em meio aos créditos finais trazia a seguinte frase:  “Este filme é dedicado ao Sr. Ross Bagdasarian, que era louco o suficiente para inventar três esquilos cantores quase cinquenta anos atrás .”

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário