Via Site of a Down –
Nareg é armênio-americano da diáspora que vive e trabalha na Armênia parte do ano. Ele e sua família iniciaram múltiplos projetos, tanto humanitários como culturais, em torno de Nagorno-Karabagh, mesmo nas partes de territórios controlados da Armênia, onde ele encorajou pessoas a viverem. O Instituto de Arte Naregatsi é um centro destinado a jovens, artistas emergentes, cineastas e fotógrafos mostrarem seus trabalhos. Músicos podem até apresentarem-se no mini-hall para shows. Um outro centro foi aberto em Shushi vários anos atrás.
A prisão de Nareg e de dois de seus funcionários de sua companhia de importação de alimentos GH Storage Enterprise, Ani Mnatsakanian e Artur Galstian que também tinham sido detidos, foram libertados 3 dias depois de sua controversa prisão, entretanto, as acusações não foram retiradas.
Eles foram acusados de evadir US$ 290.000 dólares em impostos em 2009, acusação negada por eles. Seus advogados ligaram as prisões a um processo civil movido por Nareg contra o Comitê de Receitaq do Estado no início de dezembro de 2011 e que Nareg foi preso porque seus familiares recusaram-se a vender 34% de ações em outra empresa de Yerevan a um grupo ligado ao governo.
As prisões geraram protestos de figuras de oposição em Yerevan e de armênios da diáspora. Mais de mil pessoas assinaram uma petição na internet exigindo a libertação imediata de Hartounian.
Assista ao vídeo com o apelo de Serj: