Filha de mãe judoca venezuelana, que foi a primeira mulher a ganhar um campeonato mundial de judô nos Estados Unidos, Rousey iniciou sua carreira no Judô, quando participou dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Beijing 2008, ganhou medalha de prata no mundial e ouro no PanAmericano 2007. Aos 21 se aposentou do judô e começou a praticar MMA. Desde então foram 7 vitórias em 7 lutas, 6 pelo Strikeforce e 1 pelo UFC.
Rousey treina com Gokor Chivichyan, antigo treinador de sua mãe, da Hayastan MMA Academy, e Edmond Tarverdyan do Glendale Fighting Club. Chivichyan introduziu Ronda ao MMA e ela treina na Academia Hayastan desde então. Na coletiva do UFC 168 Ronda respondeu Aline Bak entre os entrevistadores e falou sobre a influência da academia armênia. Disse que se sentia honrada de terem a acolhido, e do quanto é grata pelo tratamento dado e quanto os admira. Rousey ainda disse que pretende aprende armênio, mas ainda não é o seu forte, e que planeja viajar à Armênia em breve. Veja abaixo trecho da entrevista retirado do Olhar do Fã no MMA.
Ronda e Miesha têm uma das maiores rivalidades do UFC. Em 2013 estrelaram o The Ultimate Fighter 18, reality show que coloca profissionais para treinar aspirantes a estrelas no UFC (primeira edição com participação feminina). Durante o programa houve muita rivalidade e troca de provocações entre as lutadoras. O time de Tate ganhou em duas categorias, e agora é a hora de as treinadoras se enfrentarem.
com informações de UFC.com e Superesporte