Asbarez
A rodovia representará um forte desenvolvimento socioeconômico na região de Nagorno- Karabakh e da Armênia funcionando como ligação rodoviária direta, ela se tornará uma segunda linha de vida entre o norte da Armênia e do norte Karabakh, cortando significativamente o tempo de viagem, aumentando as economias das comunidades Karabakh ao longo do caminho, estimulando laços comunitários, e melhorando exponencialmente o acesso geográfico para a implementação iniciativas de desenvolvimento local.
Atualmente, a única ligação de viagem entre Karabakh e Armênia é a estrada Goris – Stepanakert.
A construção da segunda estrada será financiada por doações levantadas pelo Telethon anual que garantiu mais de 22,6 milhões dólares para o projeto.
O Fundo disse hoje (23) que assinou contratos com as empresas que venceram a licitação para a construção da estrada.
Ao longo dos 20 anos de sua existência, o Hayastan All-Armenian Fund financiou a construção de estradas (mais de 470 quilômetros), rede de água (516 quilômetros), gasodutos (143 quilômetros) e 70 quilômetros de linhas de energia. Além disso, construiu ou reconstruiu 334 escolas, 424 edifícios residenciais, 70 instituições públicas de saúde e 53 centros esportivos e culturais.
O Hayastan All-Armenian Fund foi criado em 1992 para implementar projetos de importância nacional e ajudar a desenvolver infraestruturas na Armênia e na República de Nagorno-Karabakh. No total, os projetos levantaram um valor de um total de mais de 235,8 milhões de dólares implementadas em mais de 20 anos de existência do Fundo.