Agenda MagnaTudo

22º aniversário do referendo de Karabakh

Panarmenian

O último dia 10 de Dezembro marcou o 22 º aniversário do referendo nacional, em Nagorno Karabakh, que serviu como um endosso público do estatuto político recém-formado da NKR em que quase todos os eleitores de Artsakh elegíveis (98,9 %) votaram a favor de um “Estado independente atuando em sua própria autoridade para decidir as formas de cooperação com outros Estados e comunidades”.

Mais de uma década depois, no mesmo dia, em 2006, a população de Artsakh reafirmou seu compromisso de viver em um estado livre e independente, adotando a lei principal de Artsakh: a Constituição da República de Nagorno-Karabakh, que consolidou todos os princípios básicos da soberania do Estado e determinou uma nova etapa no desenvolvimento da república.

Realizado em total conformidade com as normas internacionais e da legislação vigente, os referendo representa os pilares do Estado independente de Artsakh e marca as principais fases da continuação do desenvolvimento democrático.

Na ocasião, o presidente de NKR, Bako Sahakyan, emitiu uma mensagem de congratulações: “10 dezembro é uma data significativa para o povo de Artsakh devido a eventos estatais importantes, que têm vindo a servir como base e orientação para o nosso desenvolvimento futuro”, disse. “Em 1991 Artsakh escolheu de uma vez por todas o caminho da construção de um Estado democrático independente e 15 anos mais tarde voltou a confirmar que a decisão histórica, com a lei fundamental do Estado, a Constituição”.

“Comprometidos com normas e requisitos democráticos, guiados por princípios e valores que protegem os direitos humanos e liberdades universais, passamos por um caminho difícil e alcançamos um sucesso significativo. No entanto, ainda temos muito a fazer. O Estado de Direito deve tornar-se um modo de vida para a nossa sociedade. Só assim podemos construir um país poderoso e desenvolvido” enfatizou Sahakyan.

371DCAE4-C6DA-4207-A589-89E6A1199CC6_mw1024_n_s

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário