EsportesTudo

Armênia encerra eliminatórias com empate honroso diante da Itália

A seleção de futebol da Armênia encerrou de maneira honrosa sua participação no grupo B das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 após um 2 a 2 contra a tetracampeã mundial Itália, em pleno estádio San Paolo de Nápoles.

1381454_10151781507191859_264463697_nA equipe do técnico Vardan Minasyan precisava de uma vitória frente a já classificada seleção italiana e ainda torcia por empate ou derrota da Dinamarca diante da lanterna Malta, além um empate entre Bulgária e República Tcheca para assim buscar uma vaga na fase de repescagem, caso fosse uma das oito melhores equipes na segunda colocação de seus respectivos grupos.

A Armênia marcou logo aos 4 minutos com um chute cruzado de Movsisyan, após bobeada da zaga italiana. Aos 23 minutos, após outra bobeada, desta vez por parte da zaga armênia, Florenzi aproveitou cruzamento e de cabeça empatou a partida. As equipes foram ao vestiário com um 1 a 1, porém sabendo que Malta perdia de 4 a 0 para a Dinamarca, resultado que praticamente esgotava as chances da Armênia de conseguir a segunda colocação do grupo B e disputar uma vaga na repescagem.

Entretato os armênios entraram em campo na segunda etapa com bastante vontade de fazer o melhor papel possível. Aos 69 minutos Mkhitaryan aproveitou cobrança de escanteio e de cabeça recolocou a Armênia a frente no placar. A alegria durou pouco mais de 2 minutos quando Balotelli (em posição suspeita) recebeu a bola na área e só tocou para tirar do goleiro armênio Berezovski e salvar a Itália do vexame da primeira derrota em casa nas eliminatórias. Fim de jogo 2 a 2 na cidade de Nápoles e não foi dessa vez que a Armênia conseguiu sua primeira participação em um Mundial.

Assista aos gols da partida abaixo:

Com o resultado, a Armênia saiu de cabeça erguida da competição e deixa seu torcedor com esperanças de uma bela disputa nas eliminatórias para a Eurocopa de 2016, enquanto a Itália pode perder a condição de cabeça de chave na copa caso Colômbia e Uruguai vençam suas próximas partidas nas eliminatórias sul-americanas, o que colocaria os italianos no grupo de algum gigante no mundial em 2014 devido ao critério de se utilizar o Ranking da Fifa para desempate neste quesito.

No novo ranking, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça e Bélgica já estão na frente da Itália e serão cabeças de chave. Colômbia e Uruguai podem passar a Itália para nono na lista, já que o Brasil, independente do ranking, será cabeça por ser a sede da Copa. Vale lembrar que a Copa do Mundo é disputada por 32 seleções divididas em 8 grupos.

Outras partidas do Grupo B

Nos demais jogos do grupo da Armênia, a Dinamarca atropelou Malta por 6 a 0 e terminou na vice-liderança com 16 pontos, mas ficou fora da repescagem porque foi o pior segundo colocado de todos os grupos das eliminatórias europeias. A República Tcheca (15 pontos) superou a Bulgária (13 pontos) por 1 a 0. 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário