Da RedaçãoTudo

Ditador anti-armênio, Aliyev é reeleito pela 3ª vez como presidente do Azerbaijão

Asbarez –

aliyevO atual presidente do Azerbaijão é o virtual vitorioso no pleito presidencial. Ele vai ter um terceiro mandato de cinco anos concedido por uma expressiva votação. Dessa forma se estende um regime praticamente dinástico que governa o país a décadas. É sempre bom lembrar que o país foi governado pelo pai do atual Presidente, Aidar Aliyev que foi sucedido pelo seu filho, Ilham Aliyev, agora mais uma vez reconduzido a cargo.

A pesquisa de boca de urna feita pelo instituto independente Prognóstico, mostrou Ilham Aliyev levando quase 84 por cento dos votos. O principal candidato da oposição, o historiador Jamil Hasanli, teve cerca de 8 por cento, seguido por outros oito candidatos.

Hasanli, falando hoje a jornalistas, disse que seus partidários haviam filmado inúmeras violações voto.

“Infelizmente, muitos funcionários do governo estão envolvidos na falsificação de votos tornando-se cúmplices de um crime grave.”

Grupos de direitos humanos internacionais acusaram Aliyev de pressionar e perseguir críticos do governo.

Aliyev governa o país de 9 milhões desde 2003. Seu pai, Heidar Aliyev, que estava no comando durante a maior parte das três décadas anteriores, primeiro como chefe do Partido Comunista do Azerbaijão durante os tempos da União Soviética e, em seguida, como seu presidente .

O líder do Azerbaijão mostrou pouca tolerância com dissidentes e agora amplia seu poder em meio a pesadas criticas de observadores ocidentais.

Ao mesmo tempo, seu mandato está firmemente voltado a alianças com o ocidente mesmo o país sendo uma nação muçulmana xiita. Essa posição é favorecida pelos enormes recursos energéticos, petróleo e gás natural. Além disso o ocidente tem interesses em contrabalançar a influência da Rússia na região do Mar Cáspio.

Nos últimos anos essas vantagens permitiram um crescimento expressivo da economia. O PIB triplicou impulsionando a popularidade de Aliyev. Mesmo assim o país ainda conta com graves problemas de pobreza extrema. Contra os Aliyev existem ainda inúmeras denúncias de enriquecimento ilícito e corrupção.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário