Da RedaçãoTudo

Arcebispo Datev Karibian é condecorado em Etchmiadzin com a medalha de S. Nercés Ch’norhali

Via Igreja Apostólica Armênia do BrasilSrpazanNo dia 30 de setembro de 2013, sob a presidência de Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicós de Todos os Armênios, foi realizada a inauguração da sala de exposições dos documentos manuscritos “Carl e Emma Soghoyan”, localizada na Tesouraria “Alex e Mary Manukian” da Santa Sede de Etchmiadzin.

Durante o ato inaugural, houve uma cerimônia especial de entrega de medalha de honra. Por meio de uma Bula Patriarcal especial, foi concedida a medalha de honra de alto grau “São Nercés Ch’norhali” da Igreja Apostólica Armênia ao Primaz da Diocese da Igreja Armênia do Brasil, Sua Eminência Arcebispo Datev Karibian, por ocasião do cinquentenário de sua ordenação sacerdotal, completado em agosto passado [leia mais aqui].

   Diz a Bula Patriarcal:

“Estimado Srpazan, como servo espiritual do nosso povo devoto a Cristo, por   cinco décadas Vossa Eminência tem disponibilizado sua capacidade à missão frutífera em prol da nossa Santa Igreja. Hoje, estamos felizes ao poder registrar que Vossa Eminência tem servido abnegado e com fidelidade, trabalhando para pregar a fé sagrada de nossos antecedentes e as verdades evangélicas, com fervor e total dedicação.

Merece todo Nosso elogio o caminho percorrido por Vossa Eminência neste serviço espiritual. Ao concluir o período de ensino no Seminário Srpots Hagovptiants (São Tiago) e abraçando o sacerdócio sendo ordenado pelas mãos do Arcebispo Yeghiché Derderian, Vossa Eminência iniciou sua atuação no referido Seminário como vice-diretor, e cumpriu com responsabilidade o trabalho de preparar uma nova geração de servos espirituais. Posteriormente, a partir de 1966 e por aproximadamente uma década e meia, Vossa Eminência serviu em Córdoba, pregando e mantendo sólida a fé dos filhos do nosso povo com grande dedicação pessoal, guiando-os a Deus nas Alturas e semeando neles o espírito patriótico e o amor pela igreja. Foi efetivamente muito merecida a ordenação e  unção de Vossa Eminência como Bispo, pelas mãos do saudoso Patriarca de Todos os Armênios, Vazken I, quando Vossa Eminência já fora nomeado Primaz da Diocese Armênia do Brasil, onde, através do Vosso grande entusiasmo e iniciativas foram concretizados muitos projetos em prol da igreja e da nação, mantendo  sempre viva e sólida a vida eclesiástico-nacional dos nossos filhos no Brasil, cujo testemunho também somos nós, por ocasião das Nossas visitas Pastorais efetuadas à América do Sul”.

Ao saudar o jubileu de Sua Eminência, Sua Santidade pôs no peito do Arcebispo a medalha “São Nercés Ch’norhali” e augurou-lhe votos de muita saúde e felicidade, para que o Arcebispo possa prosseguir na sua missão sob a Santa Destra do Senhor, e para que através de sua dedicada atuação sejam registrados novos êxitos, mais e mais realizações em prol da igreja e da nação”.

Por sua vez, o Arcebispo Datev Karibian manifestou sua gratidão pelo alto elogio do Patriarca dos Armênios e reafirmou sua fidelidade e amor pela Santa Sede de Etchmiadzin e o Catholicós de Todos os Armênios.

A cerimônia de entrega da medalha foi concluída com a execução do cântico “Etch Miadzinn i Horé” (Desceu o Unigênito do Pai).

 

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário