Madagh em Osasco na chegada do Reverendo Nareg Vartabed Berberian.
A missa solene na Igreja São João Batista – Surp Hovannes Meguerditch, foi presidida pelo Prelado Titular da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, S. Excelência Reverendíssima, Arcebispo Datev Karibian e celebrada pelo Reverendo Nareg Vartabed Berberian, recém chegado ao Brasil, para iniciar seus trabalhos na Diocese, e com participação do Arcipreste Boghos Baronian. Em seguida os membros da comunidade, familiares e visitantes e representantes de diversas entidades prestigiaram o tradicional almoço de MADAGH no salão social.
O Presidente da Comunidade Armênia de Osasco, Ari Gudjenian agradeceu em armênio a presença de todos e ressaltou que o trabalho pastoral dos nossos eclesiásticos é a base da armenidade e que a comunidade de Presidente Altino se mantém unida em torno destes ideiais.
Palestra do Fundo Armênia com o Presidente da Filial Toronto, Sr. Migirdic Migirdicyan
No mesmo dia a comunidade foi brindada com uma excelente palestra do Sr. Migirdic Migirdicyan. Com uma vasta folha de serviços prestados para a armenidade, o convidado do Fundo Armênia Brasil explanou de forma didática os aspectos dos “Seis anos que mudaram o mundo armênio 1988-1994”. O impressionante relato sobre a luta pela autodeterminação de Karabagh/Artshak encheu de orgulho e força todos os presentes.
Mais de uma centena de pessoas puderam acompanhar no salão principal do Clube Armênio, a exposição através de um eficiente sistema de tradução simultânea.
Nas palavras do Presidente do Fundo Armênia Brasil, Sr. Ochin Leon Mosditchian , um encontro como esse é altamente elucidativo e aproxima ainda mais a comunidade armênio brasileira, que já vem atuando de forma constante, das necessidades de Artsakh.
Saraiva e Jornal Estado de Direito – “Desmitificando o Genocídio Armênio” com apoio do CNA-Brasil
O Jornal Estado de Direito organizou na Saraiva do Shopping Paulista a palestra Desmitificando o Genocídio Armênio. O debate foi coordenado pelo Dr. Hélcio Dallari Jr. e pela estudante Verena Kiredjian Bertaglia. Eles vem desenvolvendo a série “Desmitificando o Direito” que na debate anterior teve como tema a questão indígena.
Foram convidados o Prof .Heitor Loureiro mestre pela PUC-SP e doutorando da UNESP, especialista em estudos de genocídio, o Dr. Elias Katudjian, advogado formado pela USP com uma longa militância na Causa Armênia e o Professor James Onnig Tamdjian, representante do Conselho Nacional Armênio(CNA-BRASIL).
A troca de ideias contou com a participação especial da Professora Sossi Amiralian que apresentou o livro “O Veredito” importante trabalho onde ela e o Dr. Elias analisam a transcrição da decisão do Tribunal Permanente dos Povos em 1984, perante o julgamento do Genocídio Armênio, cometido pelo governo turco-otomano entre 1915 e 1917, e negado por todos os governos turcos subsequentes até os dias de hoje.
A exposição dos fatos foi abrilhantada pelas obras da artista plástica Anahid Kolanian que apresentou 3 telas especialmente pintadas para o evento com temas armênios que em um nobre gesto foram doados pela pintora ao CNA – BRASIL .
Homenagem do CONSCRE ao Desembargador Jirair Aram Meguerian
Como todos os anos o Conscre – Conselho das comunidades de Raízes Estrangeiras da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo rendeu homenagens aos imigrantes e seus descendentes que ajudaram a construir o Brasil e São Paulo.
Neste ano de 2013 a comunidade armênia indicou para esta importante atividade o Desembargador Jirair Aram Meguerian, proeminente membro do judiciário brasileiro.
O Desembargador Jirair, nascido no Egito, filho de armênios, adotou o Brasil como pátria ainda jovem. Ele veio diretamente de Brasília para esta homenagem sendo acolhido por representantes das entidades armênias paulistas.
Em suas palavras o Desembargador Jirair emocionado, lembrou que junto com outros imigrantes adotou o Brasil e fica muito honrado de receber esta homenagem.
A representante da Comunidade Armênia no Conscre Chake Avedissian afirmou que homenagens como estas mostram a importante inserção dos armênios na sociedade brasileira.
Todos os presentes foram unanimes em afirmar que uma personalidade como o Desembargador Jirair Aram Meguerian representa muito bem o povo armênio.