Da RedaçãoTudo

Quarta edição do Armênia Corre acontece neste domingo em Buenos Aires

Acontece neste domingo, 7 de Julho, a quarta edição do Armênia Corre em Bosques de Palermo na Argentina. A corrida, que conta com opções de 8 e 3 quilômetros, é organizada pelo Homenetmen Buenos Aires com o lema “Ontem um Genocídio marcou a história do povo armênio, hoje os descendentes de armênios apostam na vida”.

running-carrera_MUJIMA20130617_0015_29

A comunidade armênia da Argentina foi criada com a chegada dos sobreviventes do Genocídio sofrido pelo povo armênio nas mãos do Estado Turco entre 1915 e 1923. A Argentina abriu seus braços para acolher os filhos de um povo que fugia da repressão, fome e extermínio. Os sobreviventes encontraram aqui uma oportunidade para reconstruir suas vidas e juntar-se ao desenvolvimento político, social e econômico desta nação, ter a capacidade de manter viva a sua identidade e suas raízes, estimulada por uma política de tolerância e compreensão do povo argentino. Sancionada por unanimidade pelo Congresso, a promulgação da Lei 26.199 declarou 24 de abril como o “Dia de Ação para a tolerância e o respeito entre os povos”, em rememoração ao Genocídio sofrido pelo povo armênio, é o testemunho de um compromisso existente com os direitos humanos, a memória e a justiça.

Em 1918, e como resultado do Genocídio, é fundado o Homenetmen, instituição Armênia que oferecia o espaço necessário para armazenar milhares de crianças órfãs e abandonadas com distúrbios emocionais graves e problemas de saúde. A estrutura do Homenetmen foi crescendo e se expandindo globalmente e em 2009 abriu sua 100ª filial em Moscou, Rússia. A filial de Buenos Aires foi fundada em 1927 junto com as filiais de Córdoba e Montevidéu (Uruguai). Várias décadas e gerações se passaram desde a sua criação, mas como no início, o Homenetmen continua a trabalhar todos os dias no formação de centenas de crianças através do esporte e do escotismo, uma cultura esportiva saudável e valores morais elevados que são essenciais para a vida cotidiana.

A corrida desse domingo é dividida em duas categorias 3K, participativa, e 8k, competitiva. A inscrição custa $100 e só pode ser feita presencialmente. Mais informações no site oficial do evento.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Martín Eurnekian é o novo presidente do Conselho Internacional de Aeroportos para América Latina e Caribe

(Agência Armenia Prensa) –  Na última semana, o argentino de origem armênia Martín…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Armênios da Argentina protestam diante da Embaixada do Azerbaijão

(Via Diario ARMENIA de Buenos Aires).- Ao entardecer de 5 de abril, a comunidade armênia da…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Mauricio Macri nomeia armênio para presidência do Banco da Nação Argentina

O economista Armênio Carlos Melconian foi nomeado presidente do Banco da Nação Argentina na…
Leia mais

Deixe um comentário