Ícone do site Estação Armênia

20 anos de independência de Artsakh (Karabakh)

Asbarez –

O 20 º aniversário da independência da República de Nagorno-Karabakh, Artsakh, começou na quinta-feira com uma cerimônia oficial em Stepanakert liderada pelo presidente do país Bako Sahakian com a participação de presidente armênio, Serzh Sarkisian.

A capital estava cheia de moradores que vinham de diferentes regiões de Karabakh para marcar presença nesta ocasião.

Na cerimônia estavam presentes, ainda, veteranos da guerra de Karabakh, militares, assim como políticos, artistas, esportistas e personalidades da mídia que foram premiados com medalhas de Karabakh pela ocasião do 20 º aniversário.

Numa mensagem ao país, o presidente Sahakian enfatizou a importância da independência de Artsakh, detalhando sua importância histórica e enfatizando o direito à autodeterminação do povo de Karabakh.

“Esta é uma celebração do direito de viver livre e com segurança em sua própria casa, para criar os filhos e educá-los com sua própria cultura e religião. Nem a luta e sobrevivência durante séculos, nem a tirania durante décadas e a perseguição aos armênios poderia quebrar nossa determinação “, disse o presidente da Armênia, Serge Sarkissian, durante seu discurso de congratulações.

“O poder chamado Forças Armadas do Azerbaijão estava ocupado com massacres, destruição, roubo, limpeza étnica e extermínio da população pacífica na frente da comunidade internacional, disse Sarkisian, que concluiu dizendo que, “a opressão Azeri fez as pessoas escolherem a vida em vez da e comemorar a vitória hoje”.

 

Sair da versão mobile