Da RedaçãoTudo

Visando preservação, escalada em formações de Garni é proibida

Foto: Up The Rocks

Icônicas colunas de basalto com formato hexagonal que mais parecem antigas colunas gregas. Este é o cenário que escaladores vinham frequentando a um bom tempo na região de Garni na Armênia. Nos últimos tempos o local conhecido como Desfiladeiro de Garni (Garni Gorge) virou ponto de festivais e começou a ser visitado com mais frequentado por escaladores de vários países.

As colunas de basalto da Armênia têm o status de monumentos naturais e sua escalada sempre foi algo ilegal. Visando preservar o status da formação rochosa, vários movimentos ambientais e civis se uniram, incluindo a Frente Pan-armênia Ambiental (PAEF) e “Save Teghut”.

A Alegação desses grupos é de que a prática da escalada estava causando impacto negativo ao estado natural das colunas e também colocando em risco a vida de pássaros que se reproduzem próximos ao local. 

Analisando estes argumentos, no início do mês de maio, o Governo da Armênia baniu a prática do rapel e da escalada nas colunas de basalto e também anunciou que irá realizar uma operação de retiradas de todos os pinos e ganchos já instalados. 

local de escalada próximo a garni

Local fica próximo ao Templo de Garni. Foto: Antonov (Up The Rocks)

Desde 2009 o clube de escalada local “Up The Rocks” tentava desenvolver um estilo conservador de subir nas colunas utiliando apenas os parafusos nas buchas de rapel. Mais tarde, em 2012, após algumas discussões ambientais, a conclusão dos pesquisadores foi a de que esses métodos também colocavam em risco o estado natural das colunas.

Veja o vídeo e mais imagens abaixo:

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário