Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Carta aberta de Serj Tankian para o presidente da Armênia: “Acabe com a avalanche de corrupção e injustiça!”

Via Armenian Weekly – 

Serj Tankian e Sarkisian conversam em reunião

Serj Tankian e Sarkisian conversam em reunião

Numa carta aberta publicada ontem para o presidente reeleito da armênia Serzh Sarksian, o artista e ativista de direitos humanos pediu o fim da corrupção e injustiça na Armênia, solicitando ao presidente para unir e inspirar os armênios.

“Como muitos armênios da diáspora, eu sempre fui relutante em criticar o seu governo de forma direta e pública. Mas a avalanche de pessoas sofrendo no seu mandato por conta da corrupção e injustiça atinge todos nós”, escreveu Tankian na carta, transcrita na íntegra abaixo.

Poucas horas depois da publicação da carta do vocalista do System of a Down, o website da presidência da República da Armênia postou a resposta do líder do país.

Caro senhor presidente,

Parabéns pela sua vitória.

A vitória, numa democracia, é claro, significa a obtenção da maioria dos votos.

Baseado nos esmagadores relatos de fraudes oriundos de várias ONGs, além do relatório da OSCE, parece que seria cientificamente impossível até mesmo para o senhor, presidente, saber na verdade, como você recebeu a maior parte dos votos.

Isso é bem engraçado, não é? Você, o presidente da Armênia não está, no fundo, totalmente certo, se você é o verdadeiro líder escolhido pelo seu povo ou não.

Pessoalmente, isso me incomodaria, de verdade. Se eu quisesse liderar meu povo, eu realmente gostaria que eles decidissem por eles mesmos, porque eu respeito o meu povo e a sua decisão. De outra maneira, eu tomaria a Armênia e chamaria a mim mesmo de Governador Geral da Armênia ou Ditador do momento, ou qualquer outro título que eu considerasse conveniente naquele dia. Talvez o seu partido esteja fora de controle e as oligarquias estejam acabando com o caviar ou algo do tipo e eles querem ter certeza que os bons tempos não terminem.

 Qualquer que seja o caso, é hora de mudar.

Tenha você vencido justamente ou não, você agora é o presidente, de novo.

O que isso significa para você?

Sim, Artsakh é importante para nós e nós temos que lutar juntos por nossos irmãos lá.

Mas o que eu quero dizer é como você vai fazer progredir a causa dos armênios, na Armênia e no mundo todo?

Como você vai ajudar a tirar o país da disfunção econômica, política e social e da convulsão?

O Obama, ao menos, oferece esperança, mesmo quando nos decepciona.

Anos atrás, eu comecei uma campanha pedindo para o presidente Obama fizesse a coisa certa e mantivesse sua promessa de reconhecer o genocídio armênio.

Você também fez um juramento, à Constituição da Armênia, para proteger o seu país dos inimigos estrangeiros e domésticos. Aqueles que trapaceiam nas eleições são inimigos internos e precisam ser punidos.

Deveria ser o seu dever cumprir a lei, mesmo que alguns pensem que isso seja hipócrita. Você deveria também pensar em dissolver o Parlamento e ser o primeiro presidente reformista armênio que vai além do seu próprio caminho para ter certeza que as futuras eleições sejam justas e representativas.

Serzh, qualquer um que me conhece sabe que eu não posso suportar injustiça. E como muitos armênios diaspóricos, eu tenho sido relutante em criticar o seu governo de forma direta e pública. Mas a avalanche de pessoas sofrendo no seu mandato por conta da corrupção e injustiça atinge todos nós.

Você precisa saber disso.

A Armênia está desesperada por um Estado de Direito mais do que qualquer outra coisa. E ninguém pode estar acima da lei. Você pode fazer isso acontecer, agora, através do exemplo e de decreto presidencial.

Nos uma Serzh. Nos inspire.

Por favor, assuma esse desafio.

Obrigado pelo seu tempo.

Paz,

Serj Tankian

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário