Da RedaçãoTudo

ANCA em alerta com nome cotado para Secretaria de Defesa dos EUA

Via Armenews.com –

O ex-senador republicano Hagel é cotado para assumir a Secretaria de Defesa dos EUA

O ex-senador republicano Hagel é cotado para assumir a Secretaria de Defesa dos EUA

O Conselho Nacional Armênio dos EUA (ANCA, na sigla em inglês) afirmou que vê como “problemática” a intenção de Barack Obama em nomear o republicano Chuck Hagel como próximo Secretário de Defesa, de acordo com o site commentarymagazine.com. “Nós estamos preocupados com a posição de Chuck Hagel sobre o Genocídio Armênio”, declarou o diretor do ANCA, Aram Hamparian.

O então senador Chuck Hagel se opôs ao reconhecimento oficial por parte do governo americano do genocídio dos armênios. “Aquilo que aconteceu em 1915 ficou em 1915. Como senador, eu acho que a melhor forma de tratar esse problema é deixar a questão aberta aos historiadores e deixá-los decidir o que aconteceu e o porquê”, teria declarado ele a um grupo de jornalistas armênios em 2005. “Essa região deve seguir em frente”, acrescentou Hagel. “Nós devemos encontrar uma solução durável, favorecendo a paz entre Turquia e Armênia e os outros países da região. Eu não estou seguro de que uma preocupação atrasada com o que passou, um retorno ao passado, faça o processo de paz avançar”.

Aram Hamparian se opõe a tal argumento. Para ele, o reconhecimento oficial americano do genocídio não será um obstáculo para a paz entre turcos e armênios. “O processo de paz entre a Turquia e Armênia não pode ser construído sobre a negação do genocídio. Os EUA e a comunidade internacional devem dar o exemplo condenando o genocídio dos armênios – e pronunciando-se contra todos os genocídios”, declarou o diretor da entidade armênio-americana.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário