Cultura

Sapato de couro mais antigo do mundo é encontrado na Armênia

Old ShoeUm grupo formado por cientistas internacionais da Universidade irlandesa de Cork anunciou a descoberta do sapato de couro mais antigo do mundo, fato constatado após minuciosas pericias.

O sapato, na verdade apenas o pé direito, foi encontrado em uma caverna na Armênia e segundo as estimativas, tem cerca de 5.500 anos. O objeto foi encontrado recheado de grama, mas não se sabe se ela foi inserida para manter o próprio formato ou se para conservar os pés aquecidos.
 

“Ele jamais será confundido com um sapato moderno, mas o calçado preservado era feito de uma peça única de couro, amarrado na frente e atrás, informaram os pesquisadores para a publicação científica online PLoS One. 

Segundo o arqueólogo Ron Pinhasi, que chefiou a equipe de pesquisadores, “É uma grande sorte”.

Armenia Museum“Nós normalmente só encontramos vasos quebrados, mas temos muito pouca informação sobre a atividade cotidiana de povos antigos, concluiu Pinhasi.

Os pesquisadores disseram que o chão da caverna estava coberto com uma grossa camada de estrume de ovelha, fato que ajudou a preservar o objeto que agora encontra-se no Museu de História da Armênia, em Yerevan, considerado um dos principais do museus do país.

Anteriormente, o calçado mais antigo do mundo que se tinha notícia pertencia ao famoso  Otzi, o “Homem do Gelo” datado de 5.375 a 5.128 que havia sido encontrado sob o gelo dos Alpes e está mantido atualmente em preservação na Itália.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário