Da RedaçãoTudo

“Mulher sombra” da portuguesa Joana Imaginário é premiado na Armênia

O filme de animação “Mulher sombra“, da portuguesa Joana Imaginário, foi premiado com um diploma especial no 9.º festival internacional de cinema feminino “KIN“, em Yerevan na Armênia, anunciou nessa terça o Cine-Clube de Avanca.

A curta-metragem produzida pela Animegas, Cine-Clube de Avanca, Imaginário e Filmógrafo já tinha sido destaque no festival “Caminhos do Cinema Português”, com o prêmio de Melhor Filme de Animação.

A obra teve a sua estreia no festival de cinema AVANCA 2011, tendo sido exibida recentemente em festivais na Áustria, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, França, Geórgia, Itália e Portugal.

O filme de animação, que conta a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento, integra a imagem real com um conjunto de “técnicas inesperadas” de experimentação cinematográfica.

“Mulher sombra” é a história de uma mulher enfeitiçada pelo vento. No filme, uma voz diz: “a partir de hoje tudo te encantarás (…) e do permanente movimento ficarás prisioneira.” De tanto andar, a mulher começou a desaparecer e dela ficou apenas a sombra.

Uma história de encantar que elege a sombra como ausência da forma original, o reflexo pelo avesso, a submissão ao tempo e à memória. Serve-se do mito para procurar a origem da arte, como conta o mito de Plínio, o Velho, em que o ceramista Butades de Sycione contorna com uma linha a sombra do rosto do namorado da filha, que parte para a guerra e aplicando argila sobre o esboço, cria o relevo e dá origem à arte de modelar retratos.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.

Deixe um comentário