EsportesTudo

Termina o Campeonato Mundial de Boxe juvenil 2012 em Yerevan

Terminou neste sábado (08) o Campeonato Mundial de Boxe juvenil 2012, realizado no Karen Demirchyan Sport Complex, localizado na Colina Tsitsernakaberd, na cidade de Yerevan (capital da Armênia). O evento reuniu cerca de 700 atletas de 68 países. 

E os “donos da casa” comemoraram muito a vitória de Nikol Arutyunov que garantiu a medalha de ouro ao vencer o escocês Scott Forrest na final que aconteceu na sexta-feira (07). 

O evento foi seguido pela cerimônia de premiação anual, com o presidente da AIBA Dr. Wu Ching-kuo e outras autoridades presentes. 

A Associação Internacional de Boxe salientou a importância da participação do Azerbaijãoem no Mundialda Juventude sediado por Yerevan, como um símbolo do esporte afim de promover a paz e solidariedade no mundo todo. 

Devemos salientar que a Federação de Boxe da Armênia possui uma vasta experiência na organização de eventos semelhantes e a segurança do campeonato foi elogiada inclusive pelos participantes azeris. 

“Eu falei com um membro da delegação do Azerbaijão que expressou satisfação pela participação de sua equipe e o alto nível de segurança na capital da Armênia” concluiu o presidente da AIBA. 

É digno de nota que a delegação de boxe da Armênia foi apedrejada e os membros ofendidos em outubro de 2011 ao entrar no estádio Haydar Aliyev para participar do Campeonato Mundial de Boxe da AIBA realizado em Baku, capital do Azerbaijão. 

Mesmo com a falta de segurança, os boxeadores de etnia armênia se recusaram a deixar o evento e competiram. Um atleta de origem armênia que esteve representando a Rússia ganhou a medalha de ouro. A Armênia foi representada no campeonato por oito pugilistas. Apenas Andranik Hakobyan (75kg) conseguiu se classificar para as Olimpíadas de Londres.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário