Home Esportes Eduard Soghomonyan conquista o ouro na Copa Brasil Internacional de Luta Olímpica
0

Eduard Soghomonyan conquista o ouro na Copa Brasil Internacional de Luta Olímpica

0

No dia 01 de dezembro, Eduard Soghomonyan – lutador armênio de wrestling radicado no Brasil há quase um ano – conquistou a medalha de ouro na Copa Brasil Internacional de Luta Olimpíca, realizada no Ginásio de Esportes do CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro. 

Pela primeira vez na história da competição, diversos campeões mundiais estava reunidos e distribuidos em várias categorias. Soghomonyan competiu na categoria 120 KG e enfrentou o brasileiro Bruno Pinheiro logo na primeira luta. O armênio venceu os 2 rounds e avançou. 

Na sequência, Soghomonyan enfrentou o russo Ilnickiy Vitalik em uma das lutas mais duras na categoria. No primeiro round o placar ficou empatado e no segundo, Eduard, em um contragolpe, aplicou um suplê frontal no russo – que é 9 kg mais pesado que o armênio – vencendo a luta por 2 pontos e se classificando para a final.

Na luta decisiva, Eduard enfrentou o indiano Dalal Dharmender, também 9 kg mais pesado. O armênio logo foi surpreendido por um scape roll do indiano, que abriu vantagem de 2 pontos logo no primeiro round. No round seguinte, Eduard aplicou uma queda no indiano, e abriu 3 a 0, levando a luta para o terceiro e último round, no qual Eduard venceu marcou mais 2 pontos e sagrou-se campeão da categoria 120 kg. 

Este é o terceiro título que Eduard conquista no Brasil. Anteriormente ele havia vencido o Campeonato Paulista de Greco Romana e a Copa Wrestling do Rio de Janeiro, além de um 3º lugar na modalidade Freestyle dos “Jogos Abertos” deste ano, e mostra que pode representar muito bem o Brasil no futuro.

O amigo e responsável pela vinda do armênio ao Brasil, Ricardo Mikaelian, conversou com a reportagem do Estação Armênia e agradeceu a todos que ficaram na torcida pelo armênio. “Gostaria de agradecer a todos que torcem e torceram pelo Edu. Ele foi campeão, foi duro, mas o ouro está em mãos, ou melhor, no peito”.

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *