Home Cultura Conheça Conheça The Bambir, a banda de Folk Rock armênio que está ganhando o mundo
0

Conheça The Bambir, a banda de Folk Rock armênio que está ganhando o mundo

0

Atualmente, a banda The Bambir é liderada pelo filho do vocalista de uma antiga banda armênia, também chamada Bambir.

A banda original foi formada em 1978 em Gyumri (segunda maior cidade armênia) e tocava um estilo folk rock armênio que ganhou reconhecimento na Armênia e no exterior. Eles se apresentaram na Armênia, Geórgia, Moldávia, Rússia e Estados Unidos. O repertório inclui musicas tradicionais armênias, arranjos modernos de Komitas e musicas medievais armênias. Em 1982 Bambir ganhou o Premio de Música Folk no Festival Internacional em Lida, Bielorrússia. Eles celebraram seu 20º aniversário em Moscou em 1998 e no ano seguinte lançaram seu primeiro álbum, Bambirquake, em memória das vítimas do terremoto de Spitak (onde cerca de 50mil armênios morreram num dos terremotos mais letais da história). Em 2003 lançaram seu segundo álbum “J & G” (Jesus and Gregory) para celebrar o 1700º aniversário da adoção do Cristianismo como religião oficial na Armênia.

The Bambir é formada pelo filho do líder do Bambir original, Jag Barseghyan. Eles foram finalistas do concurso Eurovoice 2010, terminando em terceiro lugar. A banda toca musicas escritas por Barseghyan além de músicas originais.

Atualmente radicados em Dublin, já estão causando polêmica com seu música, sua natureza tribal e suas barbas, embora estejam há pouco tempo na Irlanda. O som de Narek Barseghyan, Arman Kocharyan, Arik Grigoryan e Vardan Paremuzyan é difícil de descrever. Eles já ouviram de tudo “Metal armênio com flautas”, “Combinação de Led Zeppelin e Gogol Bordello” “Folk rock só que alto, muito alto!”, Narek prefere chamar de Arquivo do Rock – trazendo um pouquinho de tudo da história do rock ‘n’ roll.

A página oficial da banda diz: “The Bambir reuniu seu apreço pelo hard rock e vinis contrabandeados, musicas tradicionais armênias e poesia, batidas pulsantes e transes rodipiantes, contos antigos e gemidos pagãos e nó bombeamos todos em seu próprio som. “O trabalho de um artista é procurar” diz Narek, baseando suas letras na metamorfose e na imitação da realidade ou a ideia imperfeita dela.”
[…]
“Aromatizado pelo rock progressivo, vibrações em pedras, taoísmo, James Joyce, Rumi, poesia japonesa, trava-línguas acrobáticas e fingerpickings e harmonias às 3 horas da manhã, quando a cerveja, o chá e os cigarros acabaram todos”

Bambir (1978)
Gagik “Jag” Barseghyan – vocal, guitarra
Gurgen Hakobganyan – vocal, flauta
Armen Sargsyan – baixo
Vladimir Woskanyan – guitarra
Tatul Yeghiazaryan – violino

The Bambir – Nova geração
Narek “Bars” Barseghyan – guitarra, vocais
Arik Grigoryan – fauta, percussão, vocais
Arman Kocharyan – baixo, backing vocal
Vardan Paremuzyan– bateria (2007–presente), vocais
Ashot Korganyan- bateria (2000–2007)




Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *