Da RedaçãoTudo

Menos de 24 horas antes de estréia na Mostra, “Rapsódia Armênia” ganha mais um prêmio

Na noite de segunda feira (22) o documentário “Rapsódia Armênia” dirigido por Cassiana Der Haroutiunian, Cesar e Gary Gananian fez sua estréia na 36ª edição da  Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Filmado em estilo “road movie”, “Rapsódia Armênia” é uma produção que conta histórias individuais de armênios, cujas biografias compõem o grande cenário da história recente da Armênia.

A sessão exibida no Espaço Itaú de Cinema estava completamente lotada. Ao final da exibição o público ovacionou o documentário, em seguida foi realizado um bate papo agradável entre os diretores e os espectadores.

Mas o que poucos ficaram sabendo é que “Rapsódia Armênia” venceu mais um prêmio. Desta vez menos de 24 horas antes da estréia na Mostra. O filme ganhou o Premio de melhor documentário na 7ª edição do Promegranate Film Festival de Toronto realizado entre os dias 18 a 21 de outubro.

Rapsódia Armênia já havia levado os prêmios de melhor documentário Armênio e também o prêmio do British Council Award na 9ª edição do Festival de Filmes “Golden Apricot” (Damasco de Ouro), realizado entre os dias 08 a 15 de julho de 2012, em Yerevan, capital da Armênia.

Por ter vencido o prêmio do British Council no Golden Apricot, “Rapsódia Armênia” ganhou o direito de participar do Sheffield Doc/Fest que acontece de 12 a 16 de junho de 2013.

O Sheffield Doc/Fest  é um festival de documentários de mídia digital que é realizado anualmente em Sheffield, South Yorkshire, na Inglaterra. O festival é um dos maiores eventos no calendário internacional de documentários.

Em entrevista ao Portal Estação Armênia, Gary Gananian afirmou que eles querem mais: “estamos nos inscrevendo em festivais e torcendo para sermos selecionados no máximo que pudermos.”

– Leia entrevista exclusiva com os diretores de “Rapsódia Armênia”, clique aqui.

– Locais das próximas sessões de “Rapsódia Armênia” na Mostra, clique aqui.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário