Esportes

Resumo da participação do Clube Armênio – SAMA nos jogos Navasartian 2012

A XVII edição dos Jogos Navasartian que aconteceu em Córdoba na Argentina certamente engrandece ainda mais a longa e vitoriosa história do Homenetmen. E mais uma vez a SAMA – Clube Armênio, entidade co-irmã, como sempre convidada, pode participar de um evento que vai deixar saudades.

A delegação da SAMA – Clube Armênio de São Paulo chegou na madrugada de sexta (05) para sábado (06) e logo pela manhã os atletas já foram para o Complexo Esportivo Macabi, local da maior parte das competições esportivas.

Na tarde de sábado, todos seguiram para o Club Antranik, onde foi oferecido um almoço aos jovens, pois ainda seriam realizadas atividades, incluindo uma palestra sobre a Causa Armênia. Um pouco mais tarde, no começo da noite, foi realizada a cerimônia de abertura dos jogos.

Inúmeras autoridades locais, secretários provinciais e representantes ministeriais compareceram para prestigiar o evento que teve início por volta das 19 horas.

Após as bandeiras serem hasteadas, foram executados os hinos de Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Brasil, e claro, além do Mer Hairenik (Hino da Armênia), entoado pelo cantor Karnig Sarkissian.

Para a delegação da SAMA – Clube Armênio a cerimônia foi especial, já que contou com a benção do Surpazan Datev Karibian, Arcebispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, e que tem uma longa história de serviços prestados também a comunidade armênia cordobesa.

Shows pirotécnicos e artísticos acompanharam a entrada dos 350 atletas das 6 delegações. Na mesma noite, após a cerimônia, ocorreu a primeira festa armênia que rolou até altas horas da madrugada de domingo, transbordada de alegria e diversão, apesar da chuva incessante que perdurou durante todo o período das competições.

O domingo começou com uma bateria de jogos. Ao final da tarde houve uma pausa nos jogos para que as delegações voltassem aos seus respectivos hotéis a fim de se aprontarem para a Festa dos Atletas.

Eram por volta de 22 horas quando teve início essa importante confraternização, que reuniu mais de 600 pessoas para prestigiar esse encontro entre os armênios da América do Sul.

Pouco depois da meia noite a atração principal, Karnig Sarkissian, se preparava para entrar e dar início ao seu tão esperado show. Assim que subiu ao palco o cantor subiu ao palco, o canto de músicas patrióticas e revolucionarias foi ovacionado por uma centena de jovens armênios da América do Sul.

O clima de empolgação da juventude foi contagiante durante todo o espetáculo, recheado de emoção e demonstrações claras de engajamento político.

 Na segunda-feira (feriado na Argentina), último dia de jogos, a chuva deu uma pequena trégua, mas voltou assim que os atletas chegaram ao ginásio.

Do ponto de vista esportivo, essa foi uma das melhores participações da SAMA – Clube Armênio na história dos Navasartian. Depois de um começo tumultuado no sábado, onde a arbitragem pouco experiente prejudicou o Futsal adulto que ficou de fora das disputas.

Entretanto, gradualmente, a delegação foi readquirindo a confiança e avançava em quase todas as modalidades. O Handebol feminino ficou fora da disputa por medalha, porém o vôlei feminino, tênis de mesa e o futsal masculino (sub-19) conquistavam as vitórias, o que possibilitou que 3 das 5 modalidades em disputa pela SAMA chegassem às finais.

O tênis de mesa sub-18 ficou com o vice-campeonato do Navasartian, sendo superado somente pelo time local.

O vôlei feminino da SAMA foi a grande força da delegação nos jogos. Com um time consistente, forte e nitidamente bem treinado, as jogadoras brasileiras levantaram a taça de forma invicta.

O Futsal Masculino, treinado pelo Professor Eduardo Stigliano exclusivamente para a ocasião, também chegou às finais para encarar o entrosado time de Buenos Aires. Por uma coincidência da tabela as duas equipes fariam o último jogo dos Navasartian 2012.

Não poderia ser diferente! Cerca de 200 pessoas assistiram ao jogo, que com todos esses ingredientes ganhou contornos de uma finalíssima típica entre Brasil e Argentina. Após um começo de muito estudo, os meninos da SAMA começaram a impor seu futebol com calma e paciência. O jogo era duro e pegado, mas a equipe da SAMA se impôs em quadra e deu um verdadeiro show vencendo por 4 x 0 e sagrando-se campeã do Futsal (sub-19) do Navasartian.

A cerimônia de encerramento foi a oportunidade que todos esperavam para que, além das premiações, houvessem as tradicionais trocas de camisas e lembranças entre todos os participantes.

O resultado de tudo isso: amizade, confraternização e acima de tudo o compromisso com a Armênia e seu futuro.

“Participar dos Jogos Navasartian é ir além de simplesmente viajar e competir. Nossa meta é maior e intangível. Se trata de armenidade. Isso é o Navasartian. E para aqueles que se interessam em primeiro lugar por confraternização e armenidade já estão convocados para Buenos Aires 2013. Aí sim vamos nos preparar para ganhar tudo com muita garra e dedicação”, resumiu ao fim dos jogos o diretor do Departamento de Jovens da SAMA – Clube Armênio e Chefe da Delegação, Denis Tchobnian.

“Construímos amizades com pessoas, que a cada ano nos deixa ainda mais irmanados. Isso permite que seja cumprido assim para cumprir dever enquanto armênios que é estarmos unidos em torno da Armenidade”, relatou o Diretor Esportivo da SAMA – Clube Armênio, Sarkis Heghenian.

 Veja mais fotos , com cortesia de Alberto M. Soreian:

           

Matérias Relacionadas
Eventos

Clube Armênio recebe palestra de Hovsep Nazareth Seferian

No domingo (10/03) o SAMA – Clube Armênio recebe palestra de Hovsep Nazareth Seferian. O tema…
Leia mais
EventosTudo

Palestra Língua Armênia como Fator de Identidade dos Armênios

No próximo dia 25 de fevereiro, em comemoração ao Dia Internacional da Língua Materna, o Clube…
Leia mais
Tudo

Hrant Markaryan esteve presente aos 127 anos do Tashnagtsutiun em São Paulo

Na noite do último domingo, dia 19 de novembro, o Tro Gomidê de São Paulo realizou sua…
Leia mais

Deixe um comentário